Adagri participa de missão que visitou arranjos produtivos voltados para o agronegócio em Crateús

9 de julho de 2021 - 16:14 # # # #

Os assessores técnicos da Agencia de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), Tito Carneiro e Joaquim Sampaio, e o fiscal agropecuário, Francisco Cardoso, participaram na última quarta-feira (07) de uma visita técnica ao município de Crateús, no Sertão de Cratéus. Liderada pelo secretário executivo do Agronegócio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Silvio Carlos, órgão ao qual a Agência é vinculada, a missão teve como objetivo conhecer atividades desenvolvidas no município pelo setor, e que possam contar com o apoio da Sedet e suas vinculadas para seu fortalecimento e expansão. A missão teve também a participação do secretário executivo de Negócios Rurais de Crateús, Bruno Oliveira, e de representantes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-CE). A presidente da Adagri, também acompanhou o secretário Silvio Carlos durante reuniões de articulação institucional.

Durante a visita, a comitiva visitou arranjos produtivos na zona rural voltados para diversas atividades orgânicas, como apicultura e cultivo de frutas, e uma propriedade de produção de polpas. Após as visitas, foi realizada uma reunião da sede da Prefeitura, onde o Secretário Silvio Carlos detalhou os resultados da passagem da comitiva pela zona rural, e enfatizou a determinação do secretário Maia Júnior, que é de “apoiar as atividades, inclusive de culturas que já estão dando resultados promissores no Ceará, entre elas o Mirtilo, a Pitaya e o Cacau”, discursou Silvio Carlos. “A ideia é realizar um trabalho de apoio ao setor, através de um trabalho integrado que envolva a Prefeitura, Ematerce, Sebrae e a iniciativa privada”, completou o secretário executivo do agronegócio da Sedet.

A Adagri também deverá compor a a parceria, através do trabalho que é desenvolvido por sua equipe técnica, por meio de ações de inspeção e certificação. Na ocasião, os técnicos da Agência explanaram sobre o programa Selo Arte, uma certificação concedida pela Adagri, em parceria com o Sistema Faec/Senar e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Ceará (Senai-CE), a produtos alimentícios de origem animal produzidos de forma artesanal. “Foi uma missão muito positiva. Nesses momentos de reunião ampla, com parceiros institucionais e interessados, se constrói um ambiente extremamente favorável de parcerias para que essas atividades se viabilizem e se expandam”, destacou Tito Carneiro.

O secretário Silvio Carlos finalizou o encontro, destacando que é de interesse do Governo do Ceará, através da Sedet, transformar a Região em um polo de produção de orgânicos. “É uma ideia que está sendo trabalhada e que terá total apoio da Adagri”, concluiu o assessor da Agência, Tito Carneiro.