Doenças Animais de Notificação Obrigatória devem ser comunicadas imediatamente a Adagri
4 de agosto de 2021 - 10:06
A Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), vinculada da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), chama a atenção dos criadores de animais para a notificação imediata quando há conhecimento da suspeita ou de casos confirmados de doenças animais em seus criadouros. A Febre Aftosa, Tuberculose, Brucelose, Raiva, Influenza Aviária e Doença de Newcastle, são exemplos que compõe uma lista de Doenças Animais de Notificação Obrigatória elencadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e que devem ser comunicadas imediatamente a Agência.
A notificação deve ser realizada no site da Adagri – www.adagri.ce.gov.br -, na aba Serviços, ou através do números 85 3101.2500 (Telefone) e 85 98878.8798 (Whatsapp). Após a notificação, técnicos serão encaminhados para realizar a investigação e tomar providências necessárias, conforme previsto em legislação oficial específica. Os profissionais acompanharão todo o processo de investigação até a confirmação ou exclusão da doença. A notificação também pode ser feita em um dos Núcleos Locais da Adagri (NL), localizados em 40 municípios do Ceará, ou em um dos escritórios parceiros, como da Ematerce, das Secretarias Municipais de Agricultura ou dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais.
“O controle dessas doenças é fundamental para a qualidade sanitária dos rebanhos cearenses. Todos os criadores devem comunicar imediatamente a Adagri quando existirem animais com suspeitas ou confirmação de notificação obrigatória”, reforça o médico-veterinário e gerente de Educação Sanitária da Adagri, Davi Caldas.
Conheça os sintomas das principais Doenças Animais de Notificação Obrigatória:
Febre Aftosa: Doença causada por um vírus, com sete tipos diferentes, que causa febre, seguida do aparecimento de vesículas (aftas), principalmente, na boca e nos pés de animais de casco fendido.
Brucelose: Doença causada por uma bactéria denominada Brucella abortus, ocasionando frequentemente aborto em vacas principalmente no terço final da gestação e orquite nos machos. Os humanos são hospedeiros acidentais e podem ser infectados via exposição a animais infectados ou consumo de alimentos contaminados.
Tuberculose: Doença causada por Mycobacterium bovis que afeta, principalmente, bovinos e búfalos. Ela se torna crônica nos animais e é transmissível para o homem. Nos bovinos, a doença causa lesões em diversos órgãos e tecidos, como pulmões, fígado, baço e até nas carcaças. Podem ser encontradas também lesões no úbere das vacas. Dependendo da fase da infecção, os animais podem exibir emagrecimento acentuado e tosse.
Raiva: Doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%. No animal, a raiva ataca o sistema nervoso, motivo pelo qual a mudança de comportamento é uma de suas principais manifestações clínicas. Outros sintomas possíveis são a salivação excessiva, perda do controle da mandíbula, espasmos, tremores, e fotofobia.
Influenza Aviária: A gripe aviária é resultado da infecção das aves pelo vírus da Influenza Aviária. Assim como a gripe humana, os vírus de Influenza causam nas aves problemas respiratórios (tosse, espirros, corrimento nasal), fraqueza e complicações como pneumonia.
Doença de Newcastle: Doença viral aguda que se dissemina rapidamente, acometendo aves comerciais, aves silvestres e domésticas, com sintomas respiratórios, nervosos e digestivos; espirros e respiração ofegante; asas caídas, pernas distendidas, torção de cabeça e pescoço, andar em círculo e de costas, depressão, falta de apetite, paralisia completa; diarréia aquosa e esverdeada.
CLIQUE AQUI e conheça todas as Doenças Animais de Notificação Obrigatória.
CLIQUE AQUI e acesse o link para a Notificação de Doenças Animais Obrigatória.