Adagri indenizará criadores que tiveram seus animais sacrificados por conta da Peste Suína Clássica

16 de outubro de 2021 - 16:20

A Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), vinculada da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), finalizou nesta sexta-feira (15) os trabalhos de sacrifício sanitário dos animais que tiveram envolvimento direto com os casos confirmados de Peste Suína Clássica (PSC), no município de Marco, no Litoral Oeste do Estado. Segundo a presidente da Adagri, Vilma Freire, “todas as medidas foram  tomadas para encerrar o foco da doença e os criadores que tiveram seus animais sacrificados serão indenizados”, reforça Vilma Freire.

Ao todo, 120 animais pertencentes a 18 produtores rurais formaram a área de contenção do foco, onde no dia 08 de outubro houve diagnóstico confirmado para doença pelo laboratório do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA – LFDA/PE). O gerente de Gestão do Meio Agropecuário da Adagri, Jarier Oliveira, e a supervisora da regional da Adagri na Região Norte, Iracelma Arruda, estiveram no município coordenando toda a ação, composta por uma equipe de 10 agentes e fiscais estaduais agropecuários. Segundo o gerente, “a partir da próxima semana iremos iniciar a 2° etapa do plano de contingência através da vigilância na zona interna de proteção, o que corresponde vigilância nas propriedades rurais em um raio de 3km fo foco inicial”, explica Jarier Oliveira.

A Peste Suína Clássica foi constatada após ação de vigilância epidemiológica de rotina, realizada pelos fiscais médicos-veterinários da Agência, em uma propriedade do município. A partir disso, as propriedades suspeitas foram interditadas e foi montada uma força-tarefa nos criadouros circunvizinhos ao foco e nos possíveis vínculos.

“Vale ressaltar que a PSC não traz riscos à saúde humana e nem as demais espécies de animais domésticos”, explica o diretor de Inspeção e Fiscalização da Agência, Amorim Sobreira.

A Adagri lembra que casos suspeitos da Peste Suína Clássica (PSC) sejam imediatamente comunicados através do telefone: 0800-280-0410 ou informados pessoalmente na sede da Adagri ou em um dos 40 escritórios da Agência, distribuídos por todo o Ceará. Clique aqui confira os endereços.

Adagri Em Sua Defesa!