Defesa Agropecuária será a temática do Programa Agrinho 2022

18 de outubro de 2021 - 13:39 # # # #

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) e o Sistema FAEC/SENAR firmaram a parceira para que as crianças e jovens das escolas públicas rurais cearenses, ao longo do próximo ano, conheçam mais sobre a Defesa Agropecuária, através do Programa Agrinho. O Programa é uma iniciativa que promove a educação e o debate de temas relevantes ligados ao agro, trabalhando em parceria com professores e escolas da zona rural do Ceará e promovendo o desenvolvimento social e educacional dessas crianças e jovens do meio rural.

“É um programa educativo, transformador, motivador e capaz de contribuir para o processo de mudanças de hábitos e atitudes nas crianças e nos jovens rurais do ensino público fundamental. E que visa despertar interesse por temas como, Meio Ambiente, Cidadania, Saúde, Trabalho e Consumo, Cooperativismo e o viver bem no Semiárido”, ressalta a coordenadora estadual do Programa Agrinho e Analista Júnior – Educação do Sistema FAEC/Senar, Germana Moreira.

Segundo a presidente da Adagri, Vilma Freire, por meio dessa parceria, os estudantes poderão conhecer o trabalho realizado na Agência como instituição e autoridade responsável pela Defesa Agropecuária no Estado. “Eles conhecerão como é a nossa atuação na execução de programas de promoção e proteção à saúde animal e vegetal e de educação sanitária em parceria com o Ministério da Agricultura e Abastecimento (MAPA) e o setor produtivo”, destaca.

O material didático do Programa é composto por cartilhas (2º ao 5º ano e 6º ao 9º ano) e o manual do professor (Guia de Atividades), que apresenta os temas de forma atrativa, tendo como personagem principal um garoto chamado Agrinho. Como incentivo são realizados concursos, visando premiar alunos, docentes e municípios. Ao todo, 44 municípios cearenses aderiram ao Agrinho 2022.

As cartilhas que serão utilizadas no Programa já estão sendo elaboradas pela equipe técnica da Adagri, coordenada pelo gerente Davi Caldas, com orientação das fiscais agropecuárias, Ana Lúcia Lopes e Simone Martins; e conduzido pela coordenadora do Programa, Germana Moreira. O material será utilizado em sala de aula por professores e alunos do ensino fundamental, dos municípios que aderiram ao Programa.

“O conteúdo será amplo, com as atividades realizadas pelos servidores da Agência, como o cadastro agropecuário, fiscalização do trânsito de animais e vegetais, inspeção de produtos de origem animal, prevenção e notificação da ocorrência de várias doenças que acometem animais e fiscalização do uso de agrotóxicos no campo dentre outras atividades. Tudo isso de uma forma interativa e lúdica de acordo com cada público”, explica David Caldas.

Para maior dinamização do Programa, além da confecção das cartilhas serão realizados ainda concursos de âmbito estadual nas mais diversas modalidades. Uma comissão, composta de representantes dos diversos parceiros, ficará responsável pela avaliação dos trabalhos concorrentes.

“É uma proposta inovadora para trabalhar em parceria com a Adagri. Por meio dela vamos contribuir com a formação de futuros produtores rurais e consumidores mais conscientes da importância da Defesa Agropecuária para o desenvolvimento econômico e social do Ceará”, conclui Germana Moreira.

São parceiros do Programa Agrinho o Instituto Tortuga; o Sistema OCB-SESCOOP/CE; o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Ceará (Sebrae-CE), Banco do Nordeste e Prefeituras Municipais.

Adagri Em Sua Defesa!