Fiscais e agentes agropecuários da Adagri participam de palestra sobre o Sistema Nacional de Sementes e Mudas

30 de outubro de 2021 - 09:25

A Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri) realizou nesta quarta-feira (27) a palestra sobre o Sistema Nacional de Sementes e Mudas – Aspectos Legais, com o objetivo de atualizar os Fiscais e Agentes Agropecuários da Agência, na realização dos trabalhos de fiscalização no comércio estadual de sementes e mudas.

No encontro, que foi realizado de forma on-line, foram abordados assuntos baseados no Novo Decreto de Sementes e Mudas – Decreto nº 10.586, de 18 de dezembro de 2020, que regulamenta a lei nº 10711, de 05 de agosto de 2003, com destaque, a Fiscalização do Comércio Estadual de Sementes e Mudas.

Segundo a diretora de Prevenção da Adagri, Neiliane Borges, as informações discutidas “contribuirão para a melhoria dos trabalhos de fiscalização com a finalidade de garantir a qualidade de sementes e mudas, sendo uma das principais tecnologias para a agropecuária brasileira”, destaca.
A programação contou com a palestra da auditora fiscal federal agropecuária do MAPA/SFA/MG, Leidiane Queiroz, que abordou os Aspectos Legais do Sistema Nacional de Sementes e Mudas. O auditor fiscal federal agropecuário do MAPA/SFA/CE, José Wellington, também esteve presente no evento.

“Como o Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem) foi mais detalhado no Novo Decreto, vimos a necessidade de nivelarmos as informações entre os fiscais e agentes da Adagri de forma padronizada. Por isso a importância desse evento”, destaca a coordenadora do Program de Fiscalização do Comércio de Sementes e Mudas da Adagri, Maria da Conceição Sobrinha.