Adagri realiza ações de saneamento de focos de raiva dos herbívoros

8 de fevereiro de 2022 - 10:50 # #

Os auditores fiscais agropecuários da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), Antônio Williams, Eudson Júnior e George Cândido, realizaram em janeiro deste ano, ações de saneamento de focos de raiva em herbívoros no município de Madalena, no Sertão de Canindé. A raiva em herbívoros é uma doença infecciosa, altamente contagiosa e fatal caracterizada por manifestação de natureza nervosa, causada por um Rabdovirus que acomete elevado número de espécies animais, incluindo o homem. A fonte de infeção se dá principalmente por morcegos hematófagos, embora ocasionalmente cães (em incubação e doentes) e mais raramente gatos.

As ações saneamento de focos de raiva dos herbívoros consiste na colheita de material do sistema nervoso para diagnóstico da raiva, identificação/cadastro de abrigos dos morcegos, bem como captura de morcegos hematófagos, para controle populacional. “Esse trabalho de saneamento é feito de forma rotineira, através do Programa Estadual da Raiva dos Herbívoros, coordenado pela Adagri. Entre dezembro de 2021 a janeiro 2022 foram confirmados pela Agência três casos da doença, sendo positivo para dois bovinos e um equino, em duas localidades diferentes”, detalha o gerente de Educação Sanitária da Adagri, David Caldas.

A forma mais frequente em bovinos é a paralítica. Os sintomas iniciais são: isolamento do animal, tristeza, hiperexcitabilidade. A seguir, surgem sintomas que sugerem engasgo, hipersalivação, tremores musculares, paralisia dos membros posteriores, os animais caem e apresentam movimentos de pedalagem; a morte ocorre entre 3 e 5 dias do início dos sintomas.

“Após um animal positivo, as principais ações realizadas é a identificação se na propriedade está existindo ou não agressão em herbívoros por morcegos hematógrafos. Se confirmando a situação, nossos profissionais já realizam o trabalho de captura dos morcegos, que tanto pode ser feita na propriedade onde os animais atingidos são criados, como em algum abrigo de morcego hematófago, como uma casa abandonada”, detalha David Caldas.

Segundo o gerente, uma medida fundamental para evitar a doença é a vacinação dos animais. “É uma medida eficaz e que evita que novos casos da doença surjam na propriedade”, enfatiza o gerente da Adagri.

Sobre o Programa Estadual da Raiva dos Herbívoros

O Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros (PECRH) da Adagri, visa controlar ou minimizar os casos de Raiva em Herbívoros em nosso Estado, ação preconizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), através do Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros (PNCRH).

A Raiva dos Herbívoros (PNCRH) faz parte de uma lista de Doenças Animais de Notificação Obrigatória, do MAPA. Quando há conhecimento da suspeita ou casos confirmados da doença em seus criadouros, A notificação deve ser realizada no site da Adagri – www.adagri.ce.gov.br -, na aba Serviços, ou através dos números 85 3101.2500 (Telefone) e 85 98878.8798 (Whatsapp). Após a notificação, técnicos serão encaminhados para realizar a investigação e tomar providências necessárias, conforme previsto em legislação oficial específica.