Auditores fiscais da Adagri participam de capacitação para coleta de amostras oficias de sementes nos estabelecimentos comerciais

18 de fevereiro de 2022 - 13:55 # #

Entre os dias 15 a 17 de fevereiro servidores da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), vinculada da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), foram treinados para coleta de amostras oficias de sementes para análise laboratorial de pureza e de germinação. A capacitação foi realizada pelos auditores da Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Ceará (SFA/CE), Shirley Mapurunga e José Wellington.

“A coleta de amostras oficias de sementes faz parte do processo de fiscalização do comércio de sementes e mudas executada pela Adagri nas revendas agropecuárias. E os seis profissionais que participaram da capacitação serão multiplicadores dos procedimentos fiscais para os demais auditores-fiscais agropecuários e auditores-fiscais da Agência”, explica o supervisor regional da Adagri no Cariri, José de Oliveira (Peti).

Pela legislação vigente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), além da obrigatoriedade no Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem), os estabelecimentos que possuem sementes expostas a venda periodicamente, serão submetidos a fiscalização para aferição das suas qualidades agronômicas exigidas.

As amostras oficias de sementes usadas no treinamento foram coletadas em estabelecimentos localizados nos municípios de Juazeiro do Norte e Barbalha e serão analisadas em laboratórios credenciados.