Inpev apresenta resultados do Recebimento Itinerante de Embalagens Vazias de Agrotóxicos que conta com apoio da Adagri

27 de abril de 2022 - 14:31 # # #

O Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV), que atua como núcleo de inteligência do Sistema Campo Limpo nas atividades de destinação de embalagens vazias de Agrotóxicos, apresentou os resultados do Recebimento Itinerante de Embalagens Vazias de Agrotóxicos (RI) em 2021 e a evolução da atividade no Estado do Ceará. A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), é parceira da ação e tem atuado fortemente em todo o Estado realizando Educação Sanitária, durante as ações de fiscalizações, com o intuito de orientar os produtores sobre a obrigatoriedade da devolução dessas embalagens.

O Recebimento Itinerante (RI) tem o objetivo de permitir que os agricultores cumpram a legislação de agrotóxico em devolver suas embalagens vazias, lavadas e perfuradas. Neste sentido, o Sistema Campo Limpo (logística reversa no campo), contribui significantemente no processo de retorno destas embalagens . Em 2019 as devoluções de embalagens, através deste tipo de ação, totalizou 52 toneladas. Mesmo durante a Pandemia causada pela Covi19, em 2020, o total recolhido foi de 40,6 toneladas de embalagens. Vale destacar que, em 2021, mesmo em um período de segunda onda da Pandemia, o engajamento de todos os elos da cadeia agrícola foi fundamental para atingir a marca de 66,8 toneladas de embalagens de agrotóxicos devolvidas corretamente. Isso contribui significativamente com a redução da poluição e da geração de resíduos sólidos. A participação dos produtores ao longo destes dois anos foi significativa, dando destaque ao ano de 2021 com 929 produtores devolvendo suas embalagens, através destas ações conjuntas, número este aproximado ao ano de 2019, que foram de 1.052 produtores.

Além destas iniciativas, a capilaridade do Sistema no estado do Ceará aumentou, contando hoje com três postos de recebimento de embalagens, nos municípios de Quixeré, Ubajara e Cariri. Segundo o InpEV, mesmo com a ampliação dos postos de recebimento, os Recebimentos Itinerantes tem se consolidado como uma ação estratégica, responsável por 25% do total de embalagens recebidas no Estado e atendem 70% dos cerca de mil agricultores que realizaram devoluções, exatamente por atingir os pequenos produtores.

Diante dos resultados apresentados, a realização destes RIs é de extrema importância e foi pensado de maneira a ser flexível o suficiente para, sem comprometer a qualidade do resultado final, adequar-se às diversidades culturais e ao perfil agrícola de cada região. “A Parceria entre Adagri e InpEV tem fortalecido o Sistema Campo Limpo, bem como a conscientização do Uso Correto de Agrotóxicos e a devolução de suas Embalagens dentro de um processo contínuo, resultado da sintonia entre todos os elos da cadeia, aprimorando assim, o cumprimento da legislação e das responsabilidades de cada um”, destaca a diretora de Sanidade Vegetal da Adagri, Neiliane Sombra.

Confira o calendário do Recebimento Itinerante no Ceará 2022: