Adagri participa do Lançamento dos Planos de Comunicação da Peste Suína Africana e Febre Aftosa promovido pelo MAPA

10 de maio de 2022 - 14:35 # #

O Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) promoveu nesta terça-feira (10) uma videoconferência, por meio da Escola Nacional de Gestão Agropecuária (Enagro), no intuito de promover a visibilidade e adesão ao Plano Nacional de Comunicação do PNEFA e do livro “Diálogos para a prevenção da Peste Suína Africana (PSA)” com sua metodologia de aplicação. A equipe da Diretoria de Sanidade Animal da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), participou da videoconferência.

No site do MAPA, há informações sobre educação e comunicação relacionadas à Febre Aftosa, que promovem a devida interface entre as diferentes instâncias e partes interessadas envolvidas no PNEFA e que integram as diferentes formas de comunicação, facilitando o processo de divulgação do tema para a sociedade. Segue link abaixo: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/sanidade-animal-e-vegetal/saude-animal/programas-de-saude-animal/febre-aftosa/educacao-e-comunicacao-febre-aftosa

Em relação à vigilância da PSA, o livro foi formatado pela Comissão de Educação Sanitária da SFA-SP/MAPA. para ser aplicado em projetos educativos. Vale salientar que todo o material educativo fica disponível dentro do livro para ser utilizado de diversas maneiras, de acordo com a proposta educativa.

O livro também aborda orientações para o desenvolvimento das ações pedagógicas de prevenção da PSA de forma horizontalizada, em que tanto educadores quanto educandos buscam construir conjuntamente os ambientes interacionais dialógicos. Por fim, o livro também traz o Quadro 1 e 2 nos quais há propostas de temas com sugestão de quais materiais utilizar para um assunto específico (mensagens de voz, mensagens de texto, infográficos e cartazes), bem como formas de divulgação dessas informações através das redes sociais.

O livro está disponível para download através do link abaixo:

https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/sustentabilidade/cesesp/publicacoes/livros/dialogos-pestesuina-africana

Adagri Em Sua Defesa!