Adagri e Inpev reforçam parceria no Programa Sistema Campo Limpo

11 de maio de 2022 - 15:16 # #

A presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), Vilma Freire, recebeu na manhã desta quarta-feira (11) o gerente de operações das Centrais do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV), Harthimes Gomes; a coordenadora regional de Operações do Instituto, Ana Telma Soares; o presidente da Associação de Cooperação Agrícola do Estado do Ceará (Acace), Luiz de Melo; e o coordenador do Posto de Recolhimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos de Ubajara, Júnior Macêdo, para alinhar a parceria entre InpEV e Adagri e discutirem sobre a responsabilidade compartilhada de resíduos sólidos entre os dois órgãos.

O encontro aconteceu na sede da Agência e contou as presenças da diretora de Sanidade Vegetal da Adagri, Neiliane Sombra, e dos gerentes Dimas Oliveira e Glauber Cartaxo. Na ocasião, a presidente Vilma Freire recebeu o material educativo do Programa de Educação Ambiental Campo Limpo (PEA CAMPO LIMPO 2022).

O Sistema Campo Limpo tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) para realizar a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas. O Brasil é referência mundial na destinação ambientalmente correta do material, encaminhando 94% de embalagens plásticas primárias para reciclagem ou incineração.