Servidores da Adagri participam de capacitação sobre a doença Ferrugem Asiática da Soja

13 de maio de 2022 - 10:55 # #

Auditores e agentes fiscais agropecuários e técnicos da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), participaram nesta quinta-feira (12) da capacitação sobre a doença Ferrugem Asiática da Soja. O intuito é auxiliar na identificação do fungo Phakopsora pachyrhizi, agente causal da doença, durante os trabalhos de inspeção fitossanitária nas áreas de plantio. Participaram da capacitação 45 servidores da Adagri.

A capacitação foi realizada de forma online e promovido pela equipe Técnica da Diretoria de Sanidade Vegetal (DISAV) da Agência, com palestra do gerente de Sanidade Vegetal e Certificação Fitossanitária da Adagri, Gleyber Cartaxo, que em conjunto com a Coordenação do Programa de Educação Sanitária da DISAV, falou sobre a Legislação, Vazio Sanitário e Calendarização da semeadura da soja.

“O treinamento foi essencial para o nivelamento dos auditores e agentes fiscais agropecuários para otimizar as ações de inspeções fitossanitárias que serão realizadas pelos servidores da Adagri, visando a correta detecção da doença, em todas as regiões produtoras no Estado do Ceará”, destaca a diretora do Diretoria de Sanidade Vegetal da Adagri, Neiliane Santiago Sombra.

Na programação do evento também aconteceram duas palestras, com a pesquisadora da Embrapa Soja-Londrina/PR, Claudine Dinali Santos Seixas, que apresentou a epidemiologia e controle para a doença; e com o fiscal estadual agropecuário da Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA), Eugênio Pacelli Pinto Pires, que apresentou as experiências e trabalhos realizados pela AGED/MA.

A Ferrugem Asiática da Soja é atualmente a doença que mais têm preocupado os produtores de soja, e o seu principal dano é a desfolha precoce, impedindo a completa formação dos grãos, com consequente redução da produtividade. Os danos podem chegar a cerca de 70%. A doença foi diagnosticada pela primeira vez no Brasil em 2001. Devido à facilidade de disseminação do fungo pelo vento, a doença ocorre em praticamente todas as regiões produtoras do País.

Em maio de 2021 o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou a Portaria nº 306 instituindo o Programa Nacional de Controle da Ferrugem-asiática da Soja – Phakopsora pachyrhizi (PNCFS) estabelecendo o Vazio Sanitário, como medida para o controle do fungo causador da Ferrugem Asiática da Soja e o calendário de semeadura, como medida fitossanitária para racionalização do número de aplicações de fungicidas. A Portaria nº 306 foi alterada pela Portaria nº 388, de 31 de agosto de 2021.

Segundo o Gleyber Cartaxo, o Vazio Sanitário, de acordo com a Portaria nº 306, é o período definido e contínuo em que não se pode manter plantas vivas de soja em uma determinada área. “Esse período deve ser de, pelo menos, 90 dias sem a cultura e sem plantas voluntárias no campo e é de extrema importância o Estado ter bem definido e divulgado tanto este período quanto o período de semeadura. O objetivo é reduzir a população do fungo no ambiente na entressafra e assim atrasar a ocorrência da doença na safra”, conclui o gerente da Agência.