Emissão da GTA para trânsito de bovinos ou bubalinos fica condicionada à vacinação das bezerras contra Brucelose a partir do dia 11 de novembro

21 de outubro de 2022 - 09:26 # # #

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) reforça junto aos criadores de bovinos e bubalinos que a partir do próximo dia 11 de novembro só será permitida a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) para esses animais, caso a propriedade rural tenha registro de vacinação contra Brucelose. Conforme legislação, devem ser vacinadas bezerras fêmeas de três (03) a oito (08) meses de idade.

A Brucelose animal é uma grave doença causada por uma bactéria chamada Brucella abortus, que atinge principalmente bovinos, podendo também ser transmitida ao homem. A doença não tem cura nos animais e a principal forma de evitá-la é a vacinação. No Ceará, as Campanhas acontecem semestralmente, entre os dias 01 de janeiro a 30 de junho e 01 de julho a 31 de dezembro.

“Para vacinação podem ser utilizadas 02 tipos de imunizantes (B19 e RB51). Os estabelecimentos que comercializam produtos de uso veterinário somente poderão vender essas vacinas mediante receituário emitido por Médico Veterinário cadastrado na Adagri, que também deve ser cadastrado para aplicar o imunizante”, lembra o gerente dos Programas Sanitários, Aquicultura e Pesca, Jarier Moreno. A lista dos veterinários cadastrados na Adagri para execução da vacinação encontra-se na página inicial do site da Adagri: https://nuvem.adagri.ce.gov.br/index.php/s/66bolF1qu0Jeqtv

A declaração da vacina deverá ser feita nos escritórios da Adagri ou nos Escritórios de Atendimento à Comunidade (EAC´s), representados pela Ematerce e Prefeituras Municipais, mediante apresentação de nota fiscal de aquisição da vacina e atestado de vacinação contra Brucelose emitido pelo Médico Veterinário cadastrado na Adagri.

Informações sobre a Doença

A fêmea contaminada com Brucelose, quando aborta ou dá cria, contamina o pasto, a ração, a água e o curral. As bactérias eliminadas pelas vacas permanecem vivas por várias semanas nesses locais, podendo contaminar suas crias ou outros animais através do contato com as narinas, boca, língua e olhos.

Vale salientar que a Brucelose pode ser transmitida ao homem através do contato com fetos e restos de placenta de animais doentes, bem como tomar leite cru ou mal fervido, além da ingestão de queijo feito com leite cru.

Dentre os principais prejuízos causados por essa doença nos animais, podemos citar os abortos frequentes, bezerros fracos e com pouco peso, diminuição do número de nascimentos de animais por ano, além da diminuição da produção de leite.

Dentre as formas de prevenção contra Brucelose, a Adagri orienta o consumo de leite somente se for fervido, pasteurizado ou esterilizado. Além disso, procure um Médico Veterinário cadastrado na Adagri para a realização semestral da vacinação das bezerras contra Brucelose nas propriedades rurais.