Adagri participa de treinamento de emergência sanitária para a Peste Suína Africana (PSA)

1 de dezembro de 2022 - 16:25 # # #

A Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), através da Diretoria de Sanidade Animal, participou na última semana de novembro do treinamento de emergência sanitária para a Peste Suína Africana (PSA). O evento, realizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) em parceria com a CIDASC, Companhia Integrada de Defesa Agropecuária de Santa Catarina, no município de Presidente Getúlio, reuniu médicos veterinários de todo o País com o objetivo de capacitar as equipes dos serviços veterinário oficial dos estados em caso de ocorrência da PSA

Segundo o diretor de Sanidade Animal da Adagri e coordenador do Programa Sanitário de Suínos no Ceará, Amorim Sobreira, lembra que a doença, neste último ano chegou à a ilha do Taiti, na Polinésia Francesa. “Nos anos de 2018 e 2019 combatemos 48 focos de Peste Suína Clássica – PSC no Estado, que trata-se de uma enfermidade semelhante, o que serviu de bagagem para o nosso trabalho. O treinamento serviu para atualizar os conceitos e foi uma reciclagem para nós da ADAGRI e extremamente importante para os demais serviços veterinário do País”, reforça Amorim Sobreira.

A programação do evento contou com palestras e oficinas voltados para a discussão do assunto. “O treinamento foi de fundamental importância pelos ensinamentos em relação ao atendimento emergencial à doença e para ver como Brasil deve agir frente a uma eventual entrada do vírus, já que o Brasil é livre desta doença (PSA) reconhecido internacionalmente pela Organização Mundial de Sanidade Animal – OMSA”, destacou o diretor de Sanidade Animal da Adagri.

Sobre a Peste Suína Africana

A Peste Suína Africana (PSA) é uma doença de notificação obrigatória e imediata ao Serviço Veterinário Oficial (SVO) de qualquer caso suspeito (Categoria 2 da IN nº 50/2013). É causada por um vírus da família Flaviviridae, gênero Pestivirus, e possui um sorotipo viral subdividido em dez subtipos. Acomete suínos (Sus scrofa) domésticos e asselvajados e é altamente contagiosa. Isso pode acarretar grandes prejuízos à produção de suínos no Brasil.

Em caso de suspeita, a notificação deve ser realizada no site da Adagri – www.adagri.ce.gov.br -, na aba Serviços, ou através do número 0800 280 0410 (Telefone) e 85 98878.8798 (Whatsapp). Após a notificação, técnicos serão encaminhados para realizar a investigação e tomar providências necessárias, conforme previsto em legislação oficial específica. Os profissionais acompanharão todo o processo de investigação até a confirmação ou não da doença.

A notificação também pode ser feita em um dos Núcleos Locais da Adagri (NL), localizados em 40 municípios do Ceará, ou em um dos escritórios parceiros, como da Ematerce, das Secretarias Municipais de Agricultura ou dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais.