Adagri capacita servidores para a padronização em fiscalização do uso de agrotóxicos

7 de dezembro de 2022 - 17:27 # #

Entre os dias 25 de novembro a 02 de dezembro a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) realizou a capacitação de servidores da Agência sobre a padronização em fiscalização do uso de agrotóxicos. O evento aconteceu de forma on-line e presencial, em Tianguá, na Serra da Ibiapaba, considerada um dos maiores pólos produtivos hortifrutigranjeiros do Estado do Ceará. Ao todo foram capacitados 35 servidores.

“A padronização dos nossos engenheiros agrônomos quanto aos procedimentos de fiscalização do uso de agrotóxicos e afins, vai garantir a qualidade e eficiência das fiscalizações realizadas em campo e nas tomadas de decisões”, destaca a presidente da Agência, Vilma Freire.

A metodologia da capacitação baseou-se na troca de experiências vivenciadas anteriormente, durante fiscalizações realizadas em propriedades rurais do Estado, pelas oito equipes de servidores da Agência.

A programação contou com palestra do presidente da Associação dos Comerciantes Agropecuários do Ceará (ACACE-CE), Luiz Melo, sobre a importância da Logística Reversa de Embalagens Vazias e dos Programas de Educação Sanitária desenvolvidos pela Associação com o apoio do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV). Após palestra, os servidores visitaram o Posto de Recebimento de Embalagens Vazias do município de Ubajara.

Durante a capacitação foram realizadas aulas práticas, com 40 fiscalizações feitas durante a semana do curso. Os auditores fiscais também apresentaram e discutiram os resultados dessas ações de campo, contribuindo com o enriquecimento do conhecimento de toda a equipe.

“O compartilhamento de experiências vivenciadas neste evento, além de evidenciar as adequações necessárias ao que já vem sendo desenvolvido, busca também levar à sociedade um serviço de Defesa Sanitária Vegetal coerente e de excelência”, reforça a Diretora de Sanidade Vegetal da Adagri, Neiliane Sombra.

Ao final da capacitação foram entregues aos servidores os aparelhos smartphones funcionais, que compõem o kit de fiscalização, contendo aplicativos de geolocalização, fiscalização de trânsito e agenda de planos de ação.

O curso teve a iniciativa das coordenações dos Programas de Fiscalização do Uso de Agrotóxicos e Educação Sanitária, com o incentivo e apoio das Gerência de Fiscalização de Insumos Agrícolas e de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Adagri (GEFIS) e de Sanidade Vegetal e Certificação Fitossanitária (GESAV).

Também contribuíram com a capacitação a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Estado do Ceará (Sedet), a Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), o Instituto Agropolos do Ceará e o Centro Universitário Inta (UNINTA) e a Prefeitura de Tianguá, através da Secretaria Municipal de Agricultura.