Adagri realiza vigilância em granjas industriais como prevenção para a Influenza Aviária e Doença de Newcastle

17 de janeiro de 2023 - 15:18 # # #

 

A Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri) iniciou neste mês de janeiro a execução do Plano de Vigilância de Influenza Aviária e Doença de Newcastle, através da realização de inquérito soroepidemiológicos em granjas industriais. Durante todo esse mês, os Auditores-Fiscais Agropecuários da Adagri farão a coleta em aves de 95 empresas instaladas em todo o Ceará.

Para a realização das coletas das aves, foram selecionadas granjas avícolas dentro da categoria estabelecida (corte ou postura), na qual as propriedades obrigatoriamente devem ser de avicultura industrial e alojar mais de 1.000 aves. “A não detecção das doenças-alvo, por esse esforço de vigilância ativa, confere segurança à certificação da sua ausência na avicultura industrial”, destaca o gerente de Epidemiologia e Informação Sanitária da Adagri, David Caldas.

A execução do Plano foi motivada pela confirmação de casos de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em países da América do Sul. Entre os meses de outubro e novembro de 2022 foram detectados casos da doença na Colômbia, Peru, Chile, Venezuela e Equador. “Dessa forma o Serviço Veterinário Oficial (SVO) vem reforçando as medidas de prevenção e de preparação para resposta a eventuais ocorrências”, explica o gerente de Gestão de Risco do Meio Agropecuário da Adagri, Jarier Oliveira.

“Ressaltamos que é fundamental a implementação de medidas de biossegurança nas granjas para evitar a ocorrência de doenças e contamos com o apoio habitual do setor avícola cearense para execução dos trabalhos de campo”, enfatiza o coordenador do Programa estadual de Sanidade Avicola, Hamilton Anselmo.