Recorde no índice de Vacinação contra a Febre Aftosa na segunda etapa de 2022

1 de fevereiro de 2023 - 13:35 # # #

A segunda etapa de Vacinação contra a Febre Aftosa de 2022 no Ceará alcançou o índice de 91,32% de bovinos e 94,66% de bubalinos com até 24 meses de idade vacinados.

Conforme os dados da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), responsável pela Campanha, esse foi o maior índice alcançado em uma segunda etapa desde 2015, quando se chegou a 92,66% do rebanho vacinado. Os dados consolidados nesta terça-feira (31) mostram que foram imunizados 824.637 animais.

“Atingirmos os índices de vacinação é um dos pré-requisitos para que a gente possa mostrar a força do produtor cearense, para que em um futuro bem próximo possamos até retirar essa vacina”, enfatiza o diretor de Sanidade Animal da Adagri, Amorim Sobreira.

A vacinação aconteceu em todo o estado, com 13 municípios atingindo o índice de 100% do rebanho vacinado e 105 municípios superando o índice de 90%. Já 51 municípios encerraram essa etapa com índice de vacinação acima de 80%, outros 12 municípios, acima de 70%, e três municípios, abaixo de 70%.

“Esse índice de 91,32% de bovinos vacinados foi superior às sete últimas segundas etapas de vacinação, enquanto o índice de cobertura vacinal nas propriedades detentoras desses animais foi de 87,17% de bovinos e 87,17% de bubalinos. Isso é inédito”, comemora o coordenador do Programa de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa da Adagri, Joaquim Barros.

A segunda etapa da Campanha teve início no dia 11 de novembro de 2022. O prazo foi estendido até o dia de 17 de dezembro de 2022 para os criadores adquirirem suas vacinas nas revendas, e até o dia 2 de janeiro de 2023 para declaração da vacinação e atualização cadastral. que foi realizada de forma virtual através do Portal do Produtor ou presencial, nos escritórios da Agência e dos órgãos parceiros.

São parceiros da Campanha, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC/Senar), a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece) e a Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece), por meio das secretarias de agricultura municipais.

“Ressalta-se ainda que esses resultados foram alcançados pelo trabalho dos fiscais e agentes agropecuários da Adagri e a colaboração efetiva dos parceiros”, conclui o coordenador Joaquim Barros.