Adagri realiza I Seminário Regional de Defesa Agropecuária em nove regiões do Estado

6 de fevereiro de 2023 - 11:01 # # # #

Começa nesta terça-feira (07) o I Seminário Regional de Defesa Agropecuária realizado pela Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri) e promovido pelo Instituto Agropólos em parceria com a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece). Ao todo serão nove encontros que se iniciam amanhã e seguem até o próximo dia 23 de março. O objetivo é reunir os servidores da Adagri e todos os entes envolvidos com a Defesa Agropecuária para discutirem ações que garantam a qualidade dos produtos de origem animal e vegetal produzidos no Estado.

O primeiro Seminário acontece amanhã no município de Maranguape, das 09h às 17h, onde serão discutidas as ações do comércio de sementes e mudas, Vacinação de Bezerras contra Brucelose e o Fórum de Vigilância da Febre Aftosa. A programação também conta com palestras dos diretores da Adagri, Neiliane Sombra (Sanidade Vegetal) e Amorim Sobreira (Sanidade Animal); os gerentes Dimas Oliveira, Gleyber Cartaxo, Jarier de Oliveira e David Caldas; e do supervisor Regional da Adagri, José Erisvaldo.

“A Adagri é o órgão responsável pela Defesa Agropecuária no Estado, no entanto todas as instituições envolvidas na cadeia de produção de alimentos tem responsabilidade em capacitar e educar nossos produtores para que a cadeia produtiva seja de qualidade e sustentável”, destaca Neiliane Sombra.

Os próximos encontros acontecerão nos municípios de Aracati (09.02), São Benedito (16.02), Mauriti (28.02), Crato (02.03), Iguatu (14.03), Tauá (16.03) Russas (21.03) e Limoeiro do Norte (23.03), totalizando em todos os eventos cerca de 450 inscritos. No encerramento de cada Seminário acontecerá uma Mesa Redonda onde a Adagri e autoridades locais e regionais, firmarão o compromisso com medidas que podem ser tomadas visando preservar a saúde da população e do meio ambiente em geral, além da segurança dos alimentos que chegam à mesa do consumidor.

“A realização desses Seminários é extremamente importante para atualizar e relembrar a toda cadeia produtiva da responsabilidade na produção de alimentos, não só com o consumidor mas com o setor agropecuário como um todo”, conclui Amorim Sobreira.

Confira a Programação Completa: