Adagri alerta produtores e/ou criadores sobre medidas preventivas contra a Influenza Aviária

25 de maio de 2023 - 10:11 #

No último sábado (22) o Governo Federal declarou estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional, por um prazo de 180 dias, em função da detecção da infecção pelo vírus da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) – H5N1. A Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), órgão responsável no Estado pela promoção da Defesa Agropecuária, segue desde janeiro o protocolo do Plano de Vigilância de Influenza Aviária do Ministério da Agricultura, instituído pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Conforme o do Plano de Vigilância, estão sendo realizados no Ceará inquéritos soro epidemiológicos em granjas industriais e propriedades com criação de aves de fundo de quintal a fim de detectar a doença. “Já atingimos mais de 97% das coletas previstas tanto nas granjas industriais como nas propriedades com criação de aves de fundo de quintal. A não detecção das doenças-alvo, por esse esforço de vigilância ativa, confere segurança à certificação da sua ausência na avicultura”, destaca o gerente de Emergência e Informação Sanitária da Adagri, David Caldas. Além disso, a Adagri também realiza atendimento notificação de suspeitas de enfermidades respiratórias nas aves, como forma de implementar a vigilância passiva.

Até o momento, foram confirmados oito casos de Influenza Aviária em aves silvestres, sendo sete no estado do Espírito Santo e um caso no estado do Rio de Janeiro. O gerente da Adagri reforça que para evitar a disseminação da doença devem ser respeitadas as medidas determinadas pela Portaria do MAPA Nº 572 que proíbe, por tempo indeterminado, a realização de eventos agropecuários com presença de aves, dentre outras medidas. “Também é fundamental que a população fique atenta a alguns pontos, como evitar que pessoas tenham contato com aves sejam elas silvestres ou domésticas que apresentem algum sintoma”, alerta David Caldas.

Os principais sintomas da IAAP são problemas respiratórios (tosse, espirros, corrimento nasal ou ocular), incoordenação motora; Torcicolo; diarreia e alta mortalidade em aves domésticas ou silvestres. Na ocorrência desses sintomas, entre em contato imediatamente com a Adagri através do número: 85 3108.2755 ou procure um dos 40 escritórios da Agência.

 

Sobre a Influenza Aviária

A Influenza Aviária é uma doença ocasionada pelo vírus da influenza (gripe) tipo A, cujas cepas ou subtipos são classificados de baixa ou de alta patogenicidade, de acordo com a capacidade de provocarem doença leve ou grave nas aves. O vírus da influenza tipo A pode infestar uma grande variedade de espécies animais, incluindo humanos, equinos, suínos, mamíferos marinhos e aves.

“A doença provoca vários sintomas nas aves, os quais variam de uma forma leve até uma doença altamente contagiosa e extremamente fatal que pode resultar em grandes epidemias. Esta é conhecida como Influenza Aviária de Alta Patogenicidade, que se caracteriza por início súbito, sintomas graves e morte rápida, com taxa de mortalidade próxima a 100%”, explica o coordenador do Programa Estadual de Sanidade Avícola da Adagri, Hamilton Anselmo.