Adagri e FAEC assinam acordo para implantação do Programa SIM+

15 de junho de 2023 - 14:50 # #

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, o presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), Elmo Aguiar, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec), Amílcar Silveira, e o secretário do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), Salmito Filho, assinaram nesta quinta-feira (15) um acordo de cooperação técnica para a implantação e execução do Programa SIM+. A assinatura do documento aconteceu durante a abertura do PecNordeste 2023, que segue até sábado (17), no Centro de Eventos do Ceará.

O Programa SIM+ visa proporcionar aos municípios cearenses a comercialização de seus produtos de origem animal, comestíveis e não comestíveis, em todo o mercado estadual, a partir da emissão de um selo de inspeção agrícola. “Esse selo vai ajudar na promoção do desenvolvimento do Setor Agropecuário do Estado do Ceará”, explica o presidente Elmo Aguiar.

Conforme o acordo de cooperação técnica, a Adagri será responsável por coordenar e gerenciar a estruturação do Programa, bem como na adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAP/CE), visando à certificação de conformidade das estruturas municipais que irão aderir ao SIM+, além da emissão do respectivo selo.

Sobre a PecNordeste

O Seminário Nordestino de Pecuária 2023 – PecNordeste é promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Ceará (Senar/CE), pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará (Sebrae/CE) e pelos Sindicatos Rurais.

Em sua 26º Edição, o PecNordeste 2023 traz uma vasta programação técnico-científica de capacitação, envolvendo 12 segmentos do Agro: Apicultura, Aquicultura e Pesca, Avicultura, Bovinocultura, Caprinovinocultura, Equinocultura Suinocultura, Fruticultura, Cajucultura, Floricultura e Agroindústria, além do segmento PET, por meio da realização de palestras, mesas redondas e oficinas.

Como parte da programação, o diretor de Sanidade Animal da Adagri, Amorim Sobreira, palestra hoje sobre o “Controle da Febre Aftosa no Ceará: Cenário Atual e Perspectivas Futuras” e no sábado (17) ele fala sobre a “Disbiose Intestinal: Desafios na Avicultura e Ferramentas de Controle”. Os gerentes da Agência, Jarier Oliveira (Programas Sanitários, Aquicultura e Pesca), e Erisvaldo Maia Júnior (Inspeção de Produtos de Origem Animal), também estão entre os palestrantes falando sobre a “Influenza Aviária: Principais Orientações de Prevenção”, e “Inspeção de Produtos de Origem Animal: Importância dos Serviços Federias, Estaduais e Municipais”, respectivamente.

Durante os três dias de Seminário, a equipe técnica da Adagri estará no stand da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), órgão que a Agência é vinculada, apresentando as ações e projetos desenvolvidos para o público em geral.

Confira a Programação completa no site: http://pecnordeste.com.br/2023/apresentacao/