Seminário Nacional sobre Insumos Agrícolas é realizado BH com a presença de técnicos da Adagri

16 de junho de 2023 - 14:19 # # # #

Discutir estratégias e ferramentas de controle dos insumos agrícolas utilizados no país e sua implementação de forma harmonizada e apresentar inovações tecnológicas do setor. Foi com esse objetivo que profissionais da defesa agropecuária, dirigentes de instituições públicas e empresas privadas de todo o Brasil se reuniram durante três dias em Belo Horizonte, Minas Gerais, no Seminário Nacional sobre Insumos Agrícolas (Senagri).

A diretora de Defesa Vegetal da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), Neiliane Sombra, e o auditor-fiscal, Inácio Marrocos, representaram a Agência no evento. Realizado entre os dias 13 a 15 de junho, o Senagri é um evento técnico de abrangência nacional, promovido pela Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária (SBDA) com apoio oficial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e dos órgãos federais e estaduais de assistência técnica, pesquisa e defesa agropecuária.

“Participamos da palestra promovida pelo Mapa onde foram apresentados os novos parâmetros e critérios para inclusão e exclusão de pragas na lista oficial de Pragas Quarentenarias Presentes – PQP. Portanto, o Ministério fará uma revisão das Pragas a partir desse estudo”, exemplificou Neiliane Sombra.

Como parte da programação, os técnicos da Adagri, Neiliane Sombra e Inácio Marrocos, também estiveram presentes nas reuniões institucionais realizadas durante o Senagri, como o Encontro Nacional sobre Sanidade Vegetal (Ensave) e o Encontro Nacional sobre Sementes e Mudas (Enasem).

Na ocasião, também aconteceu a reunião do Fórum Nacional de Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa), que teve o presidente Otamir César Martins reeleito para a gestão 2023/2025. Influenza aviária, Fiscalização do comércio ambulante de mudas e Adesão ao Sistema de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (SISBI-POV) para inspeção de bebidas foram alguns dos temas discutidos durante a reunião do Fonesa.

O gerente de Operações do inpEV, Antônio Carlos do Amaral, palestrou sobre a “Situação da logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos no Brasil”, e a parceria com a Adagri foi citada como case de sucesso. “Exemplificamos como funciona a parceria Inpev e Adagri na implantação das Unidades de Recebimento Itinerante – RIs e como Ceará é referência”, destaca a diretora da Adagri.

“Foram três dias de uma agenda intensa e de uma troca muito rica de informações com as agências de outros estados e representantes do setor como um todo. Muito importante a participação na nossa Agência nesse evento”, conclui Neiliane Sombra.