Governo do Ceará realiza primeiro encontro regional do Plano Plurianual Participativo

21 de junho de 2023 - 16:36 # #

Governador Elmano de Freitas participou do evento que discutiu planejamento de médio prazo que define diretrizes, objetivos e metas da administração pública

O Governo do Ceará realizou, nesta quarta-feira (21), na região do Maciço de Baturité, o primeiro encontro regional do Plano Plurianual (PPA) Participativo 2024-2027. O momento é importante para que seja realizado o planejamento de médio prazo que define diretrizes, objetivos e metas da administração pública para os próximos quatro anos. O evento contou com a presença do governador Elmano de Freitas; de secretários e secretárias de Estado; do prefeito de Baturité, Herberlh Mota; além de lideranças comunitárias e outras autoridades.

O presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará, Elmo Aguiar, juntamente com os diretores da Agência, Rubens Almeida (Planejamento e Gestão) e Neiliane Sombra (Sanidade Vegetal) e a supervisora da Regional da Adagri em Baturité, Hermeline Quirino, participaram do evento.

Elmano de Freitas ressaltou o poder de decisão política da população ao participar ativamente do PPA. “Hoje estamos realizando um verdadeiro exercício de cidadania. Durante muito tempo nos ensinaram que participar de política é ir votar de dois em dois anos. Participar de política é mais do que isso. Vamos continuar escolhendo nossos representantes, mas é muito importante que o povo possa dizer as suas prioridades. Precisamos cada vez mais discutir com a população as suas demandas”, disse.

Titular da Secretaria de Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag), Sandra Machado salientou a importância das reuniões com a população visando os próximos anos e a evolução do estado. “O que é discutido aqui ficará para os próximos quatro anos. É algo bastante importante. Com certeza sairemos com algumas diretrizes e encaminhamentos que ajudarão a região”, explicou.

Herberlh Mota, prefeito de Baturité, exaltou a oportunidade para a população resolver problemas do dia a dia de forma clara e direta. “Hoje é um dia que nosso povo pode colocar projetos, sonhos e desejos nas mãos do nosso governador. Desta maneira, o Governo do Estado seguirá planejando e executando tais ações em prol dos cearenses”, pontuou.

Também estiveram presentes, a secretária da Educação, Eliana Estrela; o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Samuel Elânio; o titular da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), Mauro Albuquerque; o secretário do Trabalho, Vladyson Viana; a secretária dos Povos Indígenas, Juliana Alves; a secretária do Turismo, Yrwana Albuquerque; a titular da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), Vilma Freire; a secretária da Juventude, Adelita Monteiro; a titular da Secitece, Sandra Monteiro; o secretário das Cidades, Zezinho Albuquerque; a secretária da Cultura, Luísa Cela; a secretária da Igualdade Racial; Zelma Madeira; a secretária dos Direitos Humanos, Socorro França; a secretária da Cidadania e Diversidade, Mitchelle Meira; o secretário de Articulação Política, Waldemir Catanho; o secretário do Esporte, Rogério Pinheiro; o procurador-geral do Estado, Rafael Machado; o titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), Salmito Filho; e o secretário do Desenvolvimento Agrário, Moisés Braz.

Participação Popular

A participação cidadã no processo de construção do PPA é fundamental para aproximar o Estado das necessidades da população, promover o desenvolvimento e reduzir as desigualdades regionais.

Representante do Centro de Apoio a Mães e Pais de Portadores de Deficiência, Keila Chaves, acredita que o PPA cumpre papel fundamental na construção de um canal entre Governo do Estado e população. “Com o encontro de hoje garantimos que teremos nossas demandas entregues para quem pode nos ajudar. É a partir daí que poderemos ver, em breve, políticas públicas que resolvam essas questões”, comentou.

Reivindicando melhorias para as estradas que ligam municípios do Maciço de Baturité, Francisco de Assis afirma que tal investimento irá beneficiar todas as cidades da região. “Há muitos anos que lutamos para conseguir mais investimentos para melhorar os acessos ao Maciço. Essa ação vai ajudar todos os municípios em diversos setores, como o turismo e o comércio. Essa interligação é importantíssima”, contou.

Encontros regionais

Serão realizados outros 13 encontros regionais com sede nas cidades de Morada Nova, Granja, São Benedito, Sobral, Itapipoca, Pedra Branca, Tauá, Tamboril, Icó, Crato, Beberibe, Canindé e Fortaleza. Os eventos ocorrerão entre os meses de junho e julho deste ano.

No evento desta quarta-feira, além de Baturité, também foram englobados os municípios de Palmácia, Pacoti, Ocara, Redenção, Acarape, Guaramiranga, Barreira, Aracoiaba, Mulungu, Aratuba, Capistrano e Itapiúna.

Plataforma digital

Além dos encontros presenciais, onde haverá o diálogo sobre os problemas e as potencialidades de cada região, os cidadãos cearenses também podem contribuir com a construção do PPA de forma virtual.

Dois dias após a realização do encontro presencial, todos os cidadãos da região poderão contribuir para a construção do PPA acessando a plataforma, onde será possível priorizar as diretrizes definidas nos eventos, bem como fazer novas propostas ao Governo do Ceará.

*Com informações do Governo do Ceará/Casa Civil