Auditores e agentes fiscais da Adagri são capacitados sobre o plano de erradicação da Mosca-da-Carambola

29 de agosto de 2023 - 11:02 # # #

Os auditores e agentes fiscais da Agência de Defesa Agropecuária Ceará (Adagri) participaram nesta segunda-feira (28) de mais uma capacitação. Durante todo o dia eles se reuniram de forma on-line para discutirem o Plano de Erradicação da Mosca-da-Carambola. Ela é reconhecida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) como praga quarentenária ausente para o Estado do Ceará.

“Nos reunimos com o objetivo de nos atualizarmos sobre os riscos da referida praga, que é uma constante preocupação. A introdução e dispersão no nosso Estado reduziria a produtividade e desvalorizaria o fruto no mercado, causando sérios prejuízos ao agronegócio cearense”, explica o coordenador do Programa Estadual de Prevenção, Controle e Erradicação de Moscas-das-Frutas (PEPMF) e auditor-fiscal da Adagri, Fabrício Ferreira. Na ocasião ele apresentou o Plano de Erradicação para Mosca-da-Carambola no Ceará, detalhando ações que deverão ser adotadas, caso a praga venha a ser detectada em território cearense.

A capacitação contou ainda com a palestra da auditora fiscal no Mapa, Wilda Ponte, sobre o Plano Nacional de Educação Sanitária para a Mosca-da-Carambola. E a auditora fiscal da Adagri, Renata Damasceno, falou sobre o processo de Certificação Fitossanitária de Origem (CFO). Ao final, os participantes debateram sobre a dispersão da praga, procedimentos para vigilância, monitoramento de armadilhas e controle de qualidade.

“O mais importante desse evento é o treinamento de técnicos da nossa Agência no reconhecimento, combate e controle através de ações educativas. O Ceará precisa estar com a equipe preparada para realizar as ações não só de combate a introdução, mas na contingência da praga”, conclui a Diretora da Diretoria de Sanidade Vegetal da Adagri, Neiliane Sombra.

Adagri Em Sua Defesa!