Ações de Educação Sanitária são realizadas neste mês pela Adagri na Serra da Ibiapaba

25 de setembro de 2023 - 16:15 # # #

Neste mês de setembro a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), realizou ações de Educação Sanitária na Regional da Serra Ibiapaba, no período de 19 a 23. Segundo a diretora de Sanidade Vegetal da Agência, Neiliane Sombra, “a Região foi escolhida devido o grande fluxo de vegetais para outros Estados e devido a confirmação de Sigatoka negra no Piauí, uns dos principais destinos de produtos daquela Região”, explica.

As ações focaram em três eixos de atuação: Atendimento individual, atuando junto aos proprietários de galpões no entorno e dentro do CEASA de Tianguá, com a entrega de panfletos sobre as exigências no transporte de vegetais e folders sobre as principais doenças; Trânsito agropecuário, para a verificação de exigências fitossanitárias no transporte de vegetais, como a Permissão de Trânsito de Vegetais (PTV) para as culturas da banana, laranja, limão e tangerina e Utilização de meios de comunicação de massa, concedendo entrevista a Rádio Sant’Ana de Tianguá que também foi transmitida, ao vivo, pelo YouTube e Facebook da mesma.

Durante as ações de atendimento individual foram abordados 15 proprietários/gerentes de galpões. Já nas ações de trânsito, 42 veículos foram abordados e, destes, 16 veículos tiveram cargas com retorno a origem por falta de PTV, sendo os transportadores orientados a descarregarem os vegetais que necessitam da documentação, para seguirem viagem com as demais mercadorias. A entrevista, além do alcance via rádio, foi visualizada em tempo real por quase 400 pessoas, no canal da Rádio no YouTube.

“Os auditores e agentes Fiscais Agropecuários da Adagri também realizaram inspeção fitossanitária para descartar a presença de Sigatoka Negra, Bicudo da acerola e pragas dos citros, na Região. As inspeções foram realizadas principalmente em plantios próximos as rodovias interestaduais que ligam o Ceará ao estado do Piauí”, finalizou a diretora da Adagri.