Adagri realiza curso de Habilitação de Responsáveis Técnicos para Emissão de CFO e CFOC

24 de outubro de 2023 - 13:37 # # #

Começou nesta terça-feira (24) o Curso de Habilitação de Responsáveis Técnicos para Emissão de Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) e Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado (CFOC), promovido pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), vinculada da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE). A abertura aconteceu no campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), de Limoeiro do Norte, no Vale do Jaguribe, e contou com a presença do presidente da Agência, Elmo Aguiar; e dos diretores Neiliane Sombra (Sanidade Vegetal) e Rubens Almeida (Planejamento e Gestão).

“Os certificados – CFO e CFCO – são os documentos emitidos na origem para atestar a condição fitossanitária de plantas, parte de vegetais ou produtos de origem vegetal de acordo com as normas de defesa sanitária vegetal do Ministério da Agricultura”, explica a diretora Neiliane Sombra.

Se inscreveram no curso Engenheiros Agrônomos de todo o País. Eles serão habilitados para emissão de CFO e CFOC para as seguintes pragas: Sigatoka-Negra [Pseudocercospora fijiensis (Mycosphaerella fijiensis)], Moko da Bananeira (Ralstonia solanacearum raça 2), Moscas-das-Frutas (Bactrocera carambolae, Anastrepha grandis e Anastrepha spp.), Cancro Cítrico (Xanthomonas citri subsp. citri), Pinta-Preta dos Citros [Phyllosticta citricarpa (Guignardia citricarpa), HLB (Candidatus Liberibacter americanus e Candidatus Liberibacter asiaticus), Ácaro Hindustânico dos Citros (Shizotetranychus hindustanicus) e Cancro Bacteriano da Videira (Xanthomonas campestris pv. Viticola).

As aulas prosseguem até a próxima sexta-feira (27), no Campus IFCE, e serão ministradas pelos profissionais da Adagri, Renata Damasceno, Dagoberto Saunders, Gleyber Cartaxo, Fabrício Ferreira Lima, Manoel Enéas de Carvalho, Maria da Conceição Sobrinha, Dimas de Oliveira, Fábio Costa Farias e Ana Lúcia Lopes. Também são convidados o chefe da divisão de certificação fitossanitária (DIFC/CGFC/DSV), Hilder Norões Rolim; o professor do IFCE, Cleilson Uchôa; e o orientador da Célula de Planejamento e Fiscalização do Crea-CE, Wlauber Barbosa Cavalcante.

“Vale ressaltar que a Adagri é um dos órgãos de defesa sanitária no País que conta com o maior número de auditores-fiscais estaduais especialistas e credenciados pelo Mapa para ministrarem um curso de CFO e CFOC”, destaca o presidente Elmo Aguiar.

O curso conta com apoio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), do Conselho Regional de Engenharia, Agronomia do Ceará (CREA-CE) e do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec-CE).

Confira a programação do curso clicando aqui.