76% do rebanho cearense está vacinado contra a Febre Aftosa, Campanha se encerra no próximo dia 30

18 de dezembro de 2023 - 15:35 # # #

Há 12 dias do término da segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa de 2023, coordenada pela Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), os municípios cearenses atingiram 76% de vacinação do seu rebanho. Nesta etapa devem ser vacinados apenas bovinos e búfalos com até 24 meses de idade. Isso significa cerca de 925 mil animais em todo o estado.

A Campanha segue até o próximo dia 30 dezembro para compra da vacina e até dia 16 de janeiro de 2024 para declaração junto a Adagri. “O documento pode ser preenchido de forma virtual, no site da Adagri (www.adagri.ce.gov.br) ou presencialmente em um dos 40 Núcleos Local da Adagri (NL) ou nos escritórios parceiros da Campanha”, reforça o diretor da Sanidade Animal da Adagri, Amorim Sobreira.

São parceiros da Campanha a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC/Senar), Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece), Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece) e Secretarias de Agricultura municipais.

O coordenador do Programa Estadual de Vigilância para a Febre Aftosa, Joaquim Sampaio, lembra ao produtor que ao declarar a vacinação ele deve apresentar também a geolocalização do imóvel. “O produtor pode apresentar o Cadastro Ambiental Rural – CAR – ou outro documento que comprove a localização da sua propriedade. É uma ação necessária para alcançarmos o status de Livre Sem Vacinação”, ressalta.

Sobre o Status de Livre de Febre Aftosa sem Vacinação

A Adagri vem trabalhando para que o Ceará alcance junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o status de Livre de Febre Aftosa sem Vacinação. Para isso é necessário que nas próximas Campanhas de Vacinação o rebanho cearense esteja vacinado acima de 90%, por município.

“Com o rebanho livre de Febre Aftosa sem vacinação não haverá barreira sanitária e o comércio de animais vivos, seus produtos e subprodutos, ficará liberado para todo território nacional e para o exterior, a valores reais. Além do criador economizar com aquisição da vacina duas vezes por ano”, reforça o presidente da Adagri, Elmo Aguiar.

Para mais esclarecimentos, acesse o site da Adagri (www.adagri.ce.gov.br) ou entre em contato através do telefone: (85) 3108-2747.

Adagri Em Sua Defesa!