Começa no próximo dia 13 o Recebimento Itinerante de Embalagens Vazias de Agrotóxicos

1 de março de 2024 - 10:37 # # #

O Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV), em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), dará início em maio ao Recebimento Itinerante de Embalagens Vazias de Agrotóxicos (RI). O município de Aracati, no Litoral Leste, será o primeiro no Estado a entregar as embalagens vazias de Agrotóxicos, como parte do Recolhimento Itinerante de 2024.

O evento em Aracati acontecerá dia 13 de março, na Estação Experimental da Syngenta de Cajazeiras, zona rural de Aracati, das 08 horas às 12 horas. Ao todo serão realizados 37 eventos para entrega das embalagens, que acontecerão até dezembro de 2024.

O Recebimento Itinerante (RI) é realizado é realizado pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV), através do programa Sistema Campo Limpo. No Ceará, ele acontece em parceria com a Adagri, com a Associação do Comércio Agropecuário do Ceará (Acace), com a Associação do Comércio Agropecuário do Semiárido (Acasa) e Prefeituras Municipais.

O programa Sistema Campo Limpo abrange todas as regiões do país e tem como base o conceito de responsabilidade compartilhada: agricultores, indústria fabricante, canais de distribuição e poder público têm papéis e responsabilidades específicas no fluxo de funcionamento do programa, definidas por lei.

Para realizar a entrega, o agricultor precisa seguir as seguintes orientações: lavar a embalagem conforme as orientações do fabricante; inutilizar o recipiente; separar as tampas e colocar os itens em seus devidos sacos de armazenamento para a correta devolução.

Confira o Calendário do Recebimento Itinerante: