Adagri participa da Semana do Agronegócio promovida pela SDE

4 de março de 2024 - 09:26 # # # #

Texto: Ascom SDE

Nesta sexta-feira (01), foi encerrada a Semana do Agronegócio, promovida pela secretaria executiva do Agronegócio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE). Durante cinco dias, autoridades do setor discutiram temas relevantes para o desenvolvimento econômico do estado. “Realizamos uma série de palestras e capacitações focadas no agronegócio, promovendo e divulgando a importância que o agronegócio cearense tem para a geração de emprego e renda no interior. Foi um momento muito importante, um momento que gerou excelentes resultados e excelentes encaminhamentos para o futuro do setor agropecuário no estado do Ceará”, comemora Silvio Carlos Ribeiro, secretário executivo do Agronegócio.

A Semana

O evento foi aberto na segunda-feira (26) com uma palestra do pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária (Embrapa) Fábio Miranda sobre o cultivo protegido e o substrato do tomate na região da Ibiapaba . Miranda destacou as principais vantagens e desvantagens desse tipo de cultivo, a forma de fazer, os resultados obtidos e o novo projeto de pesquisa, que lida com o reuso da solução nutritiva do tomate cultivado substrato.

Já o técnico da Embrapa Gustavo Saavedra, apresentou um tema importante: “Como está a cajucultura cearense após 40 anos do lançamento do cajueiro-anão?”, um debate direcionado para quem trabalha e vive dessa cultura. Para encerrar o dia, houve um webinar com Amilcar Silveira, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), e André Sório, engenheiro agrônomo e mestre em gestão de sistemas agroindustriais, com o tema “Perspectiva para o mercado lácteo do Ceará”.

Dando continuidade ao evento, na terça-feira (27), o ex-secretário estadual de Agricultura Irrigada, de Agricultura e Pecuária e atual assessor técnico da SDE, Hypérides Macedo, falou sobre segurança hídrica na irrigação na região do semiárido, seguido do professor Francisco Lopes Viana, que tratou da tarifa da água na irrigação e da sustentabilidade econômica. À tarde, os destaques foram a fala do professor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia (Unilab) Lucas Nunes da Luz sobre a cultura do mirtilo e a do assessor da SDE Sérgio Baima sobre as exportações do agronegócio no Ceará e o Power BI, uma plataforma de dados.

Mais destaques

Na manhã da quarta-feira (28), a coordenadora da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Meire Sayuri Sakamoto, falou sobre como as informações sobre monitoramento de tempo e clima podem servir de apoio para os setores agrícola e da agropecuária, tantos os pequenos como os da agricultura irrigada. Já o assessor da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) Paulilo Palácio Brasil destacou os modelos da produção como suporte de decisão na agricultura. À tarde, a diretora de Sanidade Vegetal da Adagri, Neiliane Sombra, discorreu sobre a Área Livre de Pragas (ALP) e o gerente de inspeção de produtos de origem animal, Erisvaldo Maia, falou sobre a Vacinação contra a Febre Aftosa. O professor do Instituto Federal do Ceará (IFCE) Joselito Brilhante apresentou as perspectivas da cadeia produtiva do leite A2.

A pesca e a aquicultura no Ceará foram os temas da programação de quinta-feira. Segundo Felipe Augusto de Alencar Goyanna, da Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura (SFPA-CE), o Ceará é o maior exportador de pescado e o maior produtor de camarão, atum e lagosta do país. O CEO da Trainer e da Solariza Brasil, Carlos Matos, foi o convidado para fazer um painel sobre o agro cearense. Conforme destacou, o estado é hoje uma referência na produção de frutas. Ele fez uma retrospectiva do setor e ressaltou o potencial do Ceará para crescer ainda mais.

No último dia do evento, sexta-feira (01), o programa Cientista-Chefe na Agropecuária foi o destaque. Davide Rondina, da Universidade Estadual do Ceará (Uece); Marlo Alves Bezerra, da Embrapa; e Claudivan Feitosa Lacerda, professor da Universidade Federal do Ceará (UFC)/Dena/Funcap integraram a lista de autoridades que discorreram sobre o tema. Ainda no mesmo dia, Dimas Oliveira, da Gefiz/Adagri; Jerrier Moreno, da Geprog /Adagri; e Raimundo Nonato Costa (UFC/Dena) apresentaram os temas sobre trânsito agropecuário e aquíferos aluviais no semiárido cearense.

O Dia do Agronegócio é comemorado nacionalmente em 25 de fevereiro.