Programa SIM+ é apresentado aos produtores de leite de Jaguaretama

11 de março de 2024 - 10:24 # #

O presidente da Adagri, Elmo Aguiar, esteve na última sexta-feira (08) em Jaguaretama, na Região do Vale do Jaguaribe, a convite da Associação dos Bovinocultores de Leite de Jaguaretama (Jaguarleite). O presidente foi recebido pelo presidente associação, Carlos Nogueira, e pelos associados.

O encontro aconteceu na Câmara de Vereadores de Jaguaretama, e contou com as presenças do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Amílcar Silveira, da Superintendente Federal de Pesca e Aquicultura no Estado do Ceará, Keivia Dias, e do prefeito de Jaguaretama, Glairton Cunha.

Além de conhecer a Jaguarleite, o presidente Elmo Aguiar e comitiva puderam ouvir as demandas dos associados, a fim de estudar melhorias para a cadeia produtiva do leite na região. A Jaguarleite tem atualmente uma produção de 130 mil litros de leite por dia, perfazendo um total de 4 milhões litros por mês. “Esses números trazem para a economia local a soma de 10 milhões de reais/mês”, ressalta o presidente Carlos Nogueira.

Na ocasião, o gerente de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Adagri, Erisvaldo Maia, explanou aos associados como pode ser feita a adesão da Associação ao Programa SIM+, que conta com apoio do Governo do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE) e Faec.

O Programa SIM+ visa proporcionar aos municípios cearenses a comercialização de seus produtos de origem animal, comestíveis e não comestíveis, em todo o mercado estadual, a partir da emissão de um selo de inspeção agrícola. Segundo o presidente Elmo Aguiar, “o selo vai ajudar na promoção do desenvolvimento do setor agropecuário de todo município e todo o Ceará”, explica.

A Adagri é responsável por coordenar e gerenciar a estruturação do Programa, bem como na adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAP/CE), visando à certificação de conformidade das estruturas municipais que aderirão ao SIM+, além da emissão do respectivo selo.

Participaram do encontro o diretor de Sanidade Animal da Adagri, Amorim Sobreira, o presidente da Câmara Municipal de Jaguaretama, Erivaldo Brito; e o presidente do Sindicato Rural de Jaguaretama, Expedito Diógenes, todos os vereadores do município e demais autoridades.