Aracati sedia primeiro Recolhimento Itinerante de Embalagens Vazias de Agrotóxicos de 2024

15 de março de 2024 - 10:51 # # # #

O Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV), em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), deu início nesta quarta-feira (13) ao Recebimento Itinerante de Embalagens Vazias de Agrotóxicos (RI). O primeiro evento do ano aconteceu em Aracati, no Litoral Leste.Estiveram presentes 36 produtores, que ao todo entregaram 1.252 embalagens de defensivos agrícolas para a destinação ambientalmente correta.

No Ceará serão realizados mais 36 eventos em 24 municípios, contemplando todas as regiões do Estado. O recolhimento itinerante é a melhor opção para o produtor devolver, de forma correta, as embalagens vazias, haja vista diminuir o descolacamento ao comércio ou a uma central de recebimento. É responsabilidade do produtor devolver todas as embalagens em até um ano da data da compra, para não incorrer em infração

Na ocasião foram entregues kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Abafadores Auriculares.

Para realizar a entrega, o agricultor precisa seguir as seguintes orientações: lavar a embalagem conforme as orientações do fabricante; inutilizar o recipiente; separar as tampas e colocar os itens em seus devidos sacos de armazenamento para a correta devolução.

O Recebimento Itinerante (RI) é realizado pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV), através do programa Sistema Campo Limpo. No Ceará, ele acontece em parceria com a Adagri, com a Associação do Comércio Agropecuário do Ceará (Acace), com a Associação do Comércio Agropecuário do Semiárido (Acasa) e Prefeituras Municipais.

O programa Sistema Campo Limpo abrange todas as regiões do país e tem como base o conceito de responsabilidade compartilhada: agricultores, indústria fabricante, canais de distribuição e poder público têm papéis e responsabilidades específicas no fluxo de funcionamento do programa, definidas por lei.

Fique atento ao Calendário: