Adagri lança projeto piloto de Educação Sanitária para a utilização correta de agrotóxicos

22 de março de 2024 - 17:13 # # #

Durante esta semana a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), por meio da Diretoria de Sanidade Vegetal (DISAV), lançou o projeto piloto de Educação Sanitária sobre a aplicação de metodologias ativas para a utilização correta de agrotóxicos e o descarte adequado das embalagens vazias.

A ação aconteceu entre os dias 20 a 22 de março, no município de Varjota, com o objetivo de reduzir progressivamente o uso inadequado de agrotóxicos na produção agrícola, contribuindo para a promoção da saúde e sustentabilidade ambiental, com a produção de alimentos saudáveis. Durante esses três dias foram realizadas palestras, visitas de campo, entrevistas em rádios. A ação foi finalizada com o Recebimento de Itinerante de embalagens (RI) envolvendo os produtores rurais da Região.

As coordenações do Programa Estadual de Educação Sanitária (PEES) e do Programa Estadual de Fiscalização de Agrotóxicos (PEFA) da Adagri, explicam que o projeto será realizado inicialmente nos perímetros irrigados do Ceará.

Segundo a coordenadora do PEES, Ana Lúcia Lopes, “a ideia é que essas ações educativas sensibilizem e provoquem mudanças de comportamento no produtor rural, no que diz respeito ao uso de agrotóxicos”, destaca.

Além da coordenadora Ana Lúcia Lopes, participam da ação o gerente de Sanidade Vegetal e Certificação Fitossanitária da Adagri, Gleyber Cartaxo; o supervisor regional Silvério Neto; e os auditores fiscais Conceição Sobrinha, Fábio Costa, Lidiane Barbosa e Marcia Rocha.

O Projeto conta com a parceria do Instituto de processamento de Embalagens Vazias (Inpev), Distrito de Irrigação Araras Norte (DIPAN), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Secretarias do Município de Varjota (Agricultura, Meio Ambiente e Saúde) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.