COMUNICADO: Bloqueio para emissão de GTA de estabelecimentos avícolas com rebanho superior a 1.000 aves sem registro na Adagri

22 de março de 2024 - 10:06 # # #

A Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri) reforçar aos donos de estabelecimentos avícolas que a partir do próximo dia 31 de março será realizado o bloqueio de todos os estabelecimentos avícolas com saldo de animais a partir de 1.000 aves que não tenha registro na Agência. Consequentemente, ocorrerá a interrupção de emissão e recebimento de aves através de Guia de Trânsito Animal (GTA).

A medida segue a orientação do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), que diante da crescente detecção de focos de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) no País, solicita que as ações de fiscalização devem ser intensificadas nos estabelecimentos avícolas em relação aos requisitos de biosseguridade, sendo dessa forma o registro um requisito obrigatório.

Vale lembrar que a Instrução Normativa Nº 56, de 4 de dezembro de 2007, que trata sobre procedimentos para registro, fiscalização e controle de estabelecimentos avícolas de reprodução e comerciais; define como obrigatório o registro dos estabelecimentos com criações acima de 1.000 aves.

Para voltar a receber os animais normalmente por GTA, o produtor deve procurar uma das 40 unidades de atendimento da Adagri e regularizar a situação através da atualização cadastral e/ou Registro da Granja Avícola, de acordo com as normativas mencionadas.