Adagri participa de evento nacional sobre o Plano Estratégico Brasil Livre de Peste Suína Clássica

10 de maio de 2024 - 11:59 # #

*Com informações do MAPA

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), através do diretor de sanidade animal, Amorim Sobreira, representou o Ceará no evento “Avanços do Plano Estratégico Brasil Livre de Peste Suína Clássica”, realizado nesta quinta-feira (9), às 16h30, de forma online e presencial na sede do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

O evento foi realizado em conjunto com a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) e Secretaria de Estado da Agricultura do estado de Alagoas (Seagri-AL).

“O objetivo agora é partir para a erradicação da PSC por meio da vigilância sanitária, soro epidemiológica e vacinação”, destaca Amorim Sobreira.

A Peste Suína Clássica (PSC) é uma doença de alto impacto econômico, caracterizada por sua capacidade de disseminação e gravidade, apresentando alto grau de contágio entre os suínos, sem tratamento e cura. É uma doença de notificação obrigatória ao Serviço Veterinário Oficial, conforme a Organização Mundial da Saúde Animal (OMSA). Atualmente, o Brasil está dividido em Zona Livre (ZL) de PSC, abrangendo 16 estados e a Zona não Livre (ZnL) de PSC, abrangendo 11 estados.

Em resposta aos focos da doença, o Mapa, em parceria com a iniciativa privada, estruturou o Plano Estratégico Brasil Livre de PSC, que inclui ações para fortalecer a vigilância contra a doença e o desenvolvimento de um programa de vacinação regionalizado na Zona não Livre, com o objetivo de erradicação na ZnL do Brasil, reduzindo as perdas diretas e indiretas causadas e gerando benefícios pelo status sanitário de país livre da doença.