Ministério da Agricultura analisa área no Ceará para possível ampliação de Área Livre de Anastrepha grandis

28 de agosto de 2024 - 14:28 # # #

Nesta segunda (26) e terça-feira (27) uma equipe da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri) recebeu a visita de auditores fiscais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A visita técnica aconteceu na Região do Vale do Jaguaribe, com o objetivo verificar a possível ampliação da Área livre de Anastrepha grandis no Ceará.

Os auditores-fiscais federais do Mapa, Caio Cesar Simão, representando o Departamento de Sanidade Vegetal (DSV) do Mapa; e Shirley Mapurunga, representante da Superintendência Federal de Agricultura no Ceará (SFA-CE), estiveram na região para conduzir a inspeção. Eles foram recebidos pela diretora de Sanidade Vegetal da Adagri, Neiliane Sombra, pelos auditores-fiscais da Adagri, Fabrício Ferreira Lima e Renata Damasceno, e pelo agente fiscal, Ailton Gadelha.

A comitiva esteve no distrito de Curupira, no município de Ocara, área que deverá ser incluída na Zona Livre da Praga. A inclusão atende uma solicitação da cadeia produtiva, formalizada pela Adagri. Além da análise da área pretendida, a equipe também visitou a empresa Agrícola Famosa, onde avaliou o monitoramento em áreas de produção.

Os representantes do Mapa e SFA-CE também estiveram em Morada Nova, visitando a Itaueira Agropecuária, que possui áreas no distrito de Curupira. No local eles inspecionaram os métodos de monitoramento e verificaram os limites das fazendas entre os municípios de Ocara e Morada Nova. A equipe também inspecionou duas armadilhas monitoradas pela Adagri, localizadas em áreas de risco.

“A verificação da ampliação da área livre de Anastrepha grandis é fundamental para o fortalecimento da cadeia produtiva local e a manutenção da qualidade fitossanitária das áreas de produção, sendo um passo significativo para a economia agrícola do estado”, conclui a diretora Neiliane Sombra.