Ministro Carlos Fávoro cita como exitosa a campanha contra a Febre Aftosa no Ceará
3 de setembro de 2024 - 15:25 #CampanhaContraFebreAftosa #febreaftosa #Mapa
A última campanha contra a Febre Aftosa no Ceará, coordenada pelo Governo do Ceará, por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri) em abril deste ano, foi citada como exemplo de sucesso pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávoro. A citação foi feita durante a abertura da 14º Congresso Brasileiro do Algodão 2024, nesta terça-feira (03), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. O governador Elmano de Freitas e o presidente da Adagri, Elmo Aguiar, também estavam presentes na solenidade.
“Na última campanha de vacinação de Febre Aftosa no Brasil, o Elmano buscava vacina de avião, chegava aqui no Ceará e distribuía até dia de sábado e domingo para os pequenos produtores. Para erradicar a Febre Aftosa e tirar a vacinação. Há 50 anos nós lutávamos com isso e o Brasil hoje é declarado como Livre de Febre Aftosa sem Vacinação”, destacou Carlo Fávoro.
A erradicação da vacinação é parte do processo para o reconhecimento internacional pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) do status de Livre de Febre Aftosa sem Vacinação. Segundo o ministro, em 2025 o Brasil deverá receber o status e a partir disso o Ceará e todos os estados brasileiros poderão comercializar os produtos pecuários no mercado mundial.
Em maio deste ano, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) publicou, no Diário Oficial da União (DOU), a portaria que reconheceu nacionalmente o Ceará como um dos 22 estados brasileiros livres de febre aftosa sem vacinação.
A Adagri contou com o trabalho de órgãos e entidades parcerias: Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Superintendência Federal de Agricultura (SFA/CE), Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC/Senar), Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece), Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece) e Secretarias de Agricultura Municipais.
Sobre o 14º Congresso Brasileiro do Algodão 2024
Também prestigiaram a abertura do evento o diretor de sanidade animal da Adagri, Amorim Sobreira, o assessor jurídico, Rafael Fernandes e o assessor técnico, Tito Carneiro; o superintendente da SFA-CE, Augusto Júnior; o secretário do Desenvolvimento Econômico, Salmito Filho, e o secretário executivo do agronegócio da SDE, Silvio Carlos.