Adagri intensifica ações para o controle da Ferrugem Asiática da Soja no Ceará
13 de setembro de 2024 - 11:14
Inspeções fitossanitárias para detectar a presença da Ferrugem Asiática e verificação das inscrições das Unidades de Produção de Soja são algumas das ações que a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), em conjunto com o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), realizou durante esta semana dentro do Programa de Controle da Ferrugem Asiática da Soja. O objetivo é garantir a sustentabilidade da produção de soja no Estado do Ceará.
Entre os dias 09 a 13 de setembro, auditores e agentes fiscais estaduais dos dois órgãos estiveram na Região do Vale do Jaguaribe. Na operação também foi realizado o monitoramento do cumprimento das medidas fitossanitárias exigidas aos produtores.
“Uma das preocupações centrais é garantir que os produtores estejam adotando as medidas corretas para prevenir e controlar a disseminação da doença, que pode causar sérios prejuízos à produção”, explica a diretora de Sanidade Vegetal da Adagri, Neiliane Sombra.
Outro foco da inspeção foi conhecer a origem das sementes utilizadas pelos produtores. Esse controle garante que os insumos utilizados na agricultura estejam dentro dos padrões exigidos pelo Mapa, que é o órgão responsável pela verificação.
“O uso de drone na operação foi um diferencial importante para aumentar a eficiência das inspeções, permitindo o monitoramento em áreas amplas com rapidez e precisão. Além disso, foram realizadas coletas de plantas para análise laboratorial, com o objetivo de detectar a presença da ferrugem asiática”, concluiu o auditor fiscal da Adagri, Fabrício Ferreira Lima.