Adagri participa de Exercício Simulado em Emergência Zoossanitária no Acre

19 de setembro de 2024 - 10:02 # # # #

O gerente de Emergência e Informação Sanitária da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), David Caldas, participou entre os dias 12 a 18 deste mês do Exercício Simulado em Emergência Zoossanitária, em Cruzeiro do Sul, no Acre. O simulado foi realizado pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf) em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

O simulado teve como objetivo capacitar os serviços veterinários oficiais de todo país e avaliar a eficiência dos planos de atuação em focos de Febre Aftosa ou outras doenças emergenciais.

Em maio deste ano o Ceará foi reconhecido pelo Mapa com o status de Livre de Febre Aftosa sem Vacinação. Segundo David Caldas, “a partir do momento que o estado avançou no combate a doença tornando-se Livre sem Vacinação, o trabalho de vigilância nas propriedades aumenta e é fundamental para detectar de forma precoce a presença da doença na Região”, conclui o gerente Davi Caldas.

O evento contou com treinamento prático que imitava uma situação real, de uma possível ocorrência de foco de doença emergencial ou exótica, em propriedades rurais e/ou estabelecimentos que detenham animais. Esse treinamento facilita a identificação das vulnerabilidades de introdução e disseminação de uma doença, para um atendimento célere e eficaz para debela-la em um menor espaço de tempo.

O Centro Pan-Americano de Febre Aftosa e Saúde Pública Veterinária (PANAFTOSA) e o Fundo de Desenvolvimento da Agropecuária do Paraná (Fundepec) também foram parceiros do evento.

Adagri Em Sua Defesa!