Mapa e Uece treinam auditores da Adagri para realização de inquérito soroepidemiológico para Brucelose e Tuberculose Animal
24 de setembro de 2024 - 16:07 #Brucelose #TuberculoseAnimal
Auditores fiscais agropecuários e Médicos Veterinários da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri) e da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) serão treinados pela Faculdade de Veterinaria da Universidade Estadual do Ceara (FAVET/ UECE) e Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para padronização dos procedimentos para a realização de inquérito soroepidemiologico para Brucelose e Tuberculose Animal. O treinamento começou nesta terça-feira (24) e segue até sexta-feira (27), na fazenda experimental da Favet.
Segundo o coordenador do Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal da Adagri, o Médico Veterinário Jarier Moreno, “o inquérito será de fundamental importância as ações de vigilância nas propriedades rurais, bem como para que a Adagri alcance melhorias no status sanitário dessas doenças”, explica.
Durante esses quatro dias serão treinados 15 auditores fiscais da Adagri e oito da Agência do Piauí. A programação conta com palestras sobre aspectos gerais da Brucelose e Tuberculose; métodos de diagnóstico; ações de vigilância dentro do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal e procedimentos para a realização dos estudos de prevalência. “Além disso, serão realizadas atividades práticas de tuberculinizarão”, conclui o gerente da Adagri.