Adagri conclui o ano de 2024 com grandes avanços em suas ações e conquistas em sua estrutura organizacional

31 de dezembro de 2024 - 10:57 # # # #

Tiago Stille – Casa Civil – Fotos

Neste ano que a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) celebrou seus 20 anos podemos dizer que foi “especialmente exitoso”. É essa a análise do presidente da Agência, Elmo Aguiar, ao fazer uma retrospectiva do ano de 2024. “Alcançamos importantes conquistas através do trabalho realizado pelos nossos servidores e colaboradores, com apoio irrestrito do Governador Elmano, que voltou seu olhar para nossa Agência, e das instituições parceiras”, reforça o presidente.

Acervo Adagri

O Governo do Estado assinou a lei que criou o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) e concedeu a Ascensão Funcional dos servidores da Adagri, além da programação do concurso público que acontecerá no próximo dia 12 de janeiro, com 120 novas vagas. Estas ações foram parte de um pacote na reestruturação da Agência, que contou ainda com a entrega de 52 carros e cinco motos para renovação da frota de veículos, a reestruturação de 11 Núcleos Locais da Adagri distribuídos no interior do estado, e a instalação de 11 Barreiras Zoofitossanitárias, localizadas nos limites interestaduais e em pontos estratégicos do Ceará.

Acervo Adagri

Outras importantes ações foram realizados ao longo deste ano em parceiras com instituições públicas e privadas. Com destaque para o reconhecimento nacional do Ceará, por parte do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), como um dos 22 estados brasileiros livres de Febre Aftosa sem Vacinação. Com isso, o estado ficou livre da necessidade de vacinar anualmente o seu rebanho de bovinos e bubalinos e não precisará mais de campanhas de vacinação para essa doença. A previsão é que em maio de 2025 o estado também seja reconhecido internacionalmente, juntamente com o restante do país, pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

Acervo Adagri

Na área de Sanidade Animal também foi destaque a realização da geolocalização de 75% das propriedades rurais do Estado; a finalização de inquéritos soroepidemiológicos para a Febre Aftosa, Influenza Aviária e Doença de Newcastle, confirmando ausência dessas doenças no Ceará; a melhoria na ambiência do site institucional da Adagri, facilitando o acesso de serviços à população; a capacitação de 100% dos servidores em procedimentos operacionais padronizados em Defesa Sanitária Animal e Serviço de Inspeção Estadual; a otimização dos processos de análise dentro do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e a melhoria no desempenho da defesa sanitária animal (QUALI-SV) e a submissão do projeto de adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (SISBI-POV).

Já na área de Sanidade Vegetal foram destaques as inspeções de pragas quarentenárias na cultura da banana, com o objetivo de manter o status de Áreas Livres de Sigatoka Negra e Moko da Bananeira e de pragas quarentenárias no citrus, visando a manutenção do status de Sistema de Mitigação de Riscos para o cancro cítrico, bem como a ausência de Huanglongbing (HLB) e ácaro-hindustânico-dos-citros; támbém as Inspeções e fiscalizações de pragas de importância econômica (bicudo do algodoeiro e ferrugem asiática da soja), com foco na fiscalização do cadastro das unidades de produção e do vazio sanitário e a submissão do projeto do Sistema de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (SISBI-POV) junto ao Mapa.

Acervo Adagri

Acervo Adagri

Também foram realizadas fiscalizações do processo de Certificação Fitossanitária de Origem (CFO), com foco nas exportações de cucurbitáceas; do uso de agrotóxicos, priorizando o armazenamento e a aplicação dos mesmos; e do comércio de sementes e mudas, com o objetivo de garantir que os estabelecimentos comerciais possuam o Registro Nacional de Sementes e Mudas (RENASEM); e por fim o monitoramento de moscas das frutas, com o objetivo de manter a Área Livre de Anastrepha grandis e garantir o status de Baixo Risco de Bactrocera carambolae.

Acervo Adagri

“Nosso Governador foi muito atencioso com a Adagri. Ele enxergou a importância das nossas ações e projetos. E em 2025 vamos trabalhar para crescer ainda mais, continuar com as melhorias na nossa frota veicular, e em nossos Núcleos Locais através de  mais investimentos. Além do crescimento da nossa equipe com a incorporação das 120 vagas do concurso. O fato é que a Adagri precisa estar preparada para atender do pequeno ao grande produtor. E esse será nosso foco em 2025, crescer e avançar na prestação dos nossos serviços ao povo cearense”, conclui o presidente, Elmo Aguiar.