Auditoria do Mapa destaca pontos positivos do Serviço de Inspeção Estadual da Adagri (SIE-Adagri)
6 de janeiro de 2025 - 17:59 #Auditoria #Mapa #SIE
No último mês de dezembro a equipe do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) esteve na sede da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) para avaliar a conformidade e a manutenção da adesão do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). O resultado da auditoria foi entregue para a Agência e identificou aspectos positivos relevantes, além de sugerir melhorias para fortalecer os processos de fiscalização do SIE-Adagri.
Conforme o documento, entre os pontos positivos ressaltou-se o bom nível de conhecimento técnico da equipe, que executa os procedimentos de verificação oficial com eficiência. Além disso, o desempenho dos estabelecimentos visitados foi destacado, demonstrando o cumprimento adequado das exigências estabelecidas pela legislação vigente.
A auditoria também avaliou de forma positiva os procedimentos de coleta, a gestão de resultados e a adoção de ações fiscais frente a resultados laboratoriais não conformes. Ademais, o SIE demonstrou uma postura proativa, buscando alternativas para a análise das amostras coletadas em estabelecimentos registrados.
A importância do concurso público, previsto para janeiro de 2025, também foi reconhecida, com a perspectiva de que essa iniciativa contribua significativamente para implementar melhorias, fortalecendo a fiscalização futura. O relatório enfatizou ainda que, apesar de alguns ajustes ainda serem necessários, a estrutura atual está bem organizada e preparada para atender às exigências do MAPA.
Segundo o gerente de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Adagri, Erisvaldo Maia, “a auditoria indica que, apesar de existirem alguns pontos a serem aprimorados, o trabalho realizado pelo SIE-Adagri está no caminho certo, com uma equipe capacitada, procedimentos eficientes e um compromisso claro com a melhoria contínua”, comemora. “O próximo passo será a elaboração de um plano de ação para corrigir as questões apontadas pelo Ministério e implementar as melhorias de maneira eficaz, potencializando as boas práticas já em andamento. Muitos itens mencionados já estavam contemplados na programação que desenhamos para 2025”, completa o gerente.
O presidente da Adagri considera bastante positivo o resultado da auditoria e se diz otimista com a possibilidade da ampliação de atuação do SIE para o SISBI-Cárneos. “Com as melhorias realizadas e o fortalecimento dos processos implementados nos últimos dois anos, esperamos, em breve, essa ampliação. Com isso, vamos criar mais oportunidades de crescimento às empresas cearenses deste segmento. Esse compromisso reflete o esforço contínuo da Agência em contribuir para a oferta de alimentos mais seguros e de qualidade para todos os cearenses”, conclui.