Adagri participa de Workshop que discute o mercado chinês para o melão brasileiro
20 de março de 2025 - 18:57
Representantes da cadeia produtiva do melão de todo o Brasil se reuniram na última terça-feira (18) durante o Workshop Melão Brasil-China, onde foram discutidas as oportunidades e desafios do mercado chinês para o melão brasileiro. O evento foi realizado no Rio Grande do Norte, em Mossoró, e os auditores fiscais da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) também estavam presentes.
Algumas das pautas do Workshop foram os requisitos fitossanitários, estratégias de exportação, rotas estratégicas e oportunidades para expandir o melão brasileiro produzido na Área Livre de Anastrepha grandis (ALP). “A participação dos nossos servidores só reforça os laços de compromisso com a Defesa Agropecuária nacional”, destaca a diretora Neiliane Sombra.
No Ceará, a Adagri é o órgão responsável por realizar o monitoramento da mosca das frutas, o cadastro das Unidades de Produções, a fiscalização do processo de Certificação Fitossanitária de Origem e o controle do trânsito de cucurbitáceas, a fim de garantir a manutenção da Área Livre de Anastrepha grandis (ALP).
O Workshop reuniu também auditores fiscais do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (IDIARN) e Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e representantes do Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte (COEX/RN), Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e derivados (Abrafrutas), Ufersa, Sebrae, Porto do Pecém/CE; produtores, exportadores e demais profissionais do setor.