Reunião discute avanço do status sanitário da Peste Suína Clássica (PSC) no Ceará

26 de março de 2025 - 10:28 # #

Representantes de diversas instituições ligadas ao segmento da suinocultura no Ceará e produtores rurais se reuniram na última sexta-feira (21) com o diretor do Departamento de Saúde Animal  (DSA) do Ministério a Agricultura e Pecuária (Mapa), Marcelo Mota, e sua equipe, para tratar do avanço do status sanitário da Peste Suína Clássica (PSC) no Estado do Ceará. O presidente da Adagri, Elmo Aguiar, participou do encontro que aconteceu na sede da Superintendência Federal de Agricultura (SFA/CE).

No encontro o diretor do DSA /Mapa apresentou a proposta de Programa para tornar o Ceará Livre de PSC através da vigilância sanitária implementada nos rebanhos de suínos no Ceará, com o objetivo de identificar possíveis propriedades de risco. Atualmente o Ceará apresenta o status de Zona Não Livre de Peste Suína Clássica.

Segundo o Diretor de Sanidade Animal da Adagri, Amorim Sobreira, “nesse primeiro momento serão feitas as vigilâncias sanitárias em seguida vamos discutir a possibilidade de ocorrer ou não a vacinação dos animais. Vamos trabalhar para que, até o ano de 2029, o Ceará seja reconhecido internacionalmente como uma Zona Livre de Peste Suína Clássica e com isso teremos mais uma avanço sanitário para o nosso estado”, explicou.

Na ocasião, o presidente Elmo Aguiar reforçou que o Governo do Ceará, por meio da Adagri fará todo o trabalho possível para que o Programa seja rigorosamente cumprido. “Com o trabalho dos nossos colaboradores, junto aos órgão parceiros, e o empenho pessoal do governador Elmano de Freitas, vamos repetir o feito do ano passado com avanço de status da Febre Aftosa, e em 2029 também seremos reconhecidos como uma Zona Livre da PSC”, afirma Elmo Aguiar.

Também estavam presentes na reunião os gerentes da Adagri, Jarier Moreno e David Caldas, o superintendente da SFA/CE, Augusto júnior; o secretário executivo do Agronegócio da SDE, SIlvio Carlos, secretário executivo do Desenvolvimento Agrário, Marcos Jacinto; o diretor técnico da Ematerce, Itamar Lemos; o presidente da Associação de Suinocultores do Ceará, João Jorge Reis; a representante do sistema FEC/SENAR, Carolina Machado; e médicos veterinários representantes de granjas suinocultores tecnificadas.

#AdagriEmSuaDefesa