Adagri adota medidas para prevenção da Gripe Aviária no Ceará

8 de abril de 2025 - 09:43 # # #

Neste mês de abril a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) realizará inquéritos soroepidemiológicos para Influenza Aviária e Doença de Newcastle com o objetivo de manter o status de livre dessas doenças no Ceará. A ação é parte do Plano de Vigilância de Influenza Aviária e Doença de Newcastle, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Ao todo serão visitadas 130 propriedades criadoras de aves distribuídas pelo estado. Segundo o diretor de Sanidade Animal da Adagri, Amorim Sobreira, a vigilância constará de inspeção clínica dos animais, coleta de sangue, exames de traqueia e cloaca para verificar a saúde dos animais criados.

Portaria nº 782 – Medidas Preventivas

Também como parte do Plano de Vigilância de Influenza Aviária e Doença de Newcastle o Mapa publicou no último mês de maro a nº782 que traz medidas preventivas em função do risco de ingresso e de disseminação da influenza aviária de alta patogenicidade no país.

O documento suspende, em todo o território nacional, a realização de exposições, torneios, feiras e outros eventos com aglomeração de aves e a criação de aves ao ar livre, com acesso a piquetes sem telas na parte superior.

As medidas têm como objetivo prevenir a propagação da doença e poderá ser flexibilizada apenas com a autorização do Serviço Veterinário Estadual, mediante avaliação epidemiológica e plano de biosseguridade aprovado. No Ceará a Adagri é o órgão que responde pelo Serviço Veterinário.