Adagri participa de Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa)
2 de maio de 2025 - 11:38 #defesaagropecuaria #fonesa #SanidadeAgropecuária
O presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), Elmo Aguiar, esteve nesta semana cumprindo agenda em Brasília onde participou da reunião do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa). O encontro aconteceu entre os dias 28 a 30, no auditório do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), onde foram discutidas importantes pautas do setor.
“Tive um momento de fala onde sair em defesa das Barreiras Sanitárias no Ceará. Há um movimento para fazer alterações, mas a grande parte dos estados que são deficitários não tem condições, por enquanto, de fazer mudanças com o uso de mais tecnologia, poque isso requer mais recursos. E mesmo com as limitações no uso de novas tecnologias, no Ceará, por exemplo, demos um salto nas abordagens. Passamos de 100 abordagens por mês em 2024, para 25 mil por mês neste ano”, reforça Elmo Aguiar.
Nestes três dias, além das Barreiras Sanitárias, foram discutidas pautas conjuntas com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) como: Subprodutos, Força Nacional do Suasa, Grupos de Trabalho conjuntos Fonesa/Mapa, Plano Nacional pós retirada da vacina de Aftosa, Rastreabilidade bovina, Convênios, Plano de Ação da Monilíase e agenda do Mês de atenção à saúde animal. No último dia da reunião a Viva Lácteos fez uma apresentação sobre Brucelose e Tuberculose.
Além das autoridades e representantes dos 27 estados, participaram do encontro instituições como a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC), que no último dia palestraram sobre a “Relação e Parceria Público Privada na Defesa agropecuária dos Estados”.