Alece homenageia Wandy Barbosa Gadelha e celebra o Dia Internacional das Mulheres na Engenharia

23 de junho de 2025 - 17:30

*Texto com informações da Alece/por Juliana Melo

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou sessão solene, no Plenário 13 de Maio, nesta segunda-feira (23/06), para homenagear a primeira mulher a atuar na engenheira no Estado do Ceará, a engenheira Wandy Barbosa Gadelha, com o Titulo de Cidadã Cearense, e celebrar o Dia Internacional das Mulheres na Engenharia, comemorado oficialmente neste dia 23 de junho. A iniciativa foi da deputada Jô Farias (PT), que destacou a aprovação e apoio unânime dos demais parlamentares ao requerimento para a realização das homenagens, que foi subscrito pelos deputados Larissa Gaspar (PT), De Assis Diniz (PT), Missias Dias (PT) e Guilherme Sampaio (PT).

Jô Farias ressaltou a história da homenageada, sua busca pela formação acadêmica e pela independência financeira, sem se deixar intimidar por preconceitos.

“O mais importante é você saber que quando uma mulher luta, mesmo sem saber, ela está lutando por outras mulheres, encorajando outras mulheres. A doutora Wandy fez isso, ela completou todo um ciclo de empoderamento, de autonomia econômica, porque não tem ninguém livre sem autonomia econômica. Ela trouxe toda essa bagagem, inspirando outras mulheres aqui no estado do Ceará”, pontuou a parlamentar.

A deputada Jô Farias informou que a implantação do bondinho na Serra de Ubajara foi ideia da engenheira Wandy Barbosa Gadelha, que impediu a construção de uma estrada no local, evitando danos ambientais e preservando o patrimônio natural. Por isso, a parlamentar afirmou que pedirá a inclusão de uma placa no local, para que mais pessoas conheçam essa contribuição da homenageada.

“A Casa do Povo reconhece a senhora hoje, aos 99 anos, como a nossa irmã Cearense. E eu fico muito grata de saber que a senhora trouxe toda essa inspiração, essa coragem”. A deputada concluiu sua fala ressaltando também as contribuições de todas as profissionais mulheres que atuam nas engenharias no Estado do Ceará e celebrou o Dia Internacional das Mulheres na Engenharia.

Foto: Érika Fonseca

Nascida na Bahia em 1925, Wandy Barbosa Gadelha é formada em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 1950. Em 1956 ela se mudou para o Ceará. Em 1957, nomeada no antigo DAER e como professora da Escola Industrial de Fortaleza, passou a ser a primeira mulher a exercer a profissão de engenheira no estado do Ceará. A agraciada com o Título de Cidadã Cearense, ressaltou a grande alegria e honra por receber a comenda.

“Agradeço a deputada Jô Farias por essa linda homenagem e a Assembleia Legislativa do Ceará por me acolher com tanto carinho. Nesse dia especial também celebramos as mulheres na Engenharia; tenho muito orgulho de ter trilhado esse caminho e ver tantas mulheres seguindo por ele com força e coragem. Muito obrigada a todos que fizeram parte na minha caminhada e muito obrigada ao povo cearense por me receber como uma de vocês”, declarou.

Na ocasião as engenheiras da Adagri, Paula Andréia Bezerra Insaurralde e Elenimar Bezerra de Castro, também foram homenageadas, juntamente com a primeira-dama da Alece, a engenheira Tainah Marinho Aldigueri; as engenheiras Jordete Franco Gomes; Tereza D’ávila Moura de Jesus Frota; Ana Beatriz Luna de Carvalho; Flávia Pinheiro Fontenele Macambira; Wandy Barbosa Gadelha; Liana Cláudia Fujita; Maria Helena de Araújo; Magda Helena de Araújo Maya; Niedja Goyanna Gomes; Helenira Elerry Marinho Vasconcelos; Roselena Barreto Cavalcante; Pauleane Farias Evangelista; Thereza Neumann Santos de Freitas; Ana Angelica de Morais Santos Aquino; Vitoria Márcia Araújo Amâncio; Ana Lúcia Oliveira Viana; Jeruza Feitosa de Matos; Mailde Carlos do Rego e Ana Câmara Jataly.

Participaram da sessão solene o deputado Acrísio Sena (PT); a secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Sandra Monteiro, representando o governador Elmano de Freitas; o secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), Inácio Arruda; o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE), Fernando Galiza, a diretora de Sanidade Animal da Adagri, Neiliane Sombra e o gerente, Dimas Oliveira.