Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural acontecerá no Ceará com participação da Adagri
18 de julho de 2025 - 13:43 #Documentação #Incra #MDA #Mutirão
No próximo mês de agosto a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) participará pela primeira vez de uma importante iniciativa que garantirá as trabalhadoras rurais cearenses o acesso a documentos, por meio do Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural.
O Mutirão é uma ação promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). No Ceará a ação conta com apoio da Superintendência Federal Desenvolvimento Agrário no Ceará (SFA/CE), a Superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária no Ceará (Incra/CE) e Prefeituras Municipais.
A assessora da presidência da Adagri, Janine Gadelha, participou de reunião nesta quinta-feira (17), na sede do Incra/CE, onde foram alinhadas as ações conjuntas, responsabilidades e serviços que a Agência e os demais órgãos participantes prestarão durante a execução do Mutirão.
O Mutirão acontecerá entre os meses de junho a outubro deste ano, nos respectivos municípios: Pedra Branca (04 a 08 de agosto), Santa Quitéria (18 a 22 de agosto), Tianguá (15 a 19 de setembro) e Boa Viagem (13 a 17 de outubro).
“Sabemos que o acesso a documentos básicos é difícil em muitas localidades do nosso estado, especialmente para as mulheres. É importante que as trabalhadoras tenham sua cidadania garantida e a nossa Agência se soma a essa iniciativa prestando serviços que também são essenciais para aquelas que trabalham no campo. Vale ressaltar que a prestação dos serviços atenderá também os trabalhadores homens”, destaca Janine Gadelha.
Além dos serviços que serão prestados pela Adagri o Mutirão vai possibilitar a confecção da Carteira de Identidade Nacional (CIN), inscrição e atualização do Cadastro de Pessoa Física (CPF), emissão e regularização do Título de Eleitor, emissão da Carteira de Trabalho Digital, de certidões de nascimento e de casamento, Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), do Selo Nacional da Agricultura Familiar (Senaf) e o acesso a serviços do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).