Algodão: projeto Ouro Branco é discutido durante reunião com Apaece
23 de julho de 2025 - 11:18 #algodão #OuroBranco
Nesta terça-feira (22), a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), por meio da Diretoria de Sanidade Vegeta (Disav), reuniu-se com representantes da cadeia produtiva do algodão para avaliar parecer técnico do comitê técnico-científico da Associação dos Produtores de Algodão do Estado do Ceará (APAECE).
O encontro teve como objetivo discutir possíveis alterações na Instrução Normativa Adagri nº 003, de 18 de setembro de 2024, que estabelece os procedimentos operacionais para a execução do Programa Estadual de Controle do Bicudo-do-Algodoeiro (PECB). A normativa visa à prevenção e ao controle do bicudo-do-algodoeiro (Anthonomus grandis) nos cultivos de algodão no estado do Ceará.
O foco principal da reunião foi o aperfeiçoamento dos procedimentos relacionados ao período do vazio sanitário do algodão, compreendido entre 15 de outubro e 31 de dezembro de cada ano, visando garantir a redução da população de bicudo.
Segundo a Diretora de Sanidade Vegetal, Dra. Neiliane Sombra essas discussões são fundamentais para aprimorar as estratégias de manejo e controle da praga, garantindo a sustentabilidade da produção e a ampliação do cultivo no Estado.
“A reunião reforça o compromisso da Adagri com o diálogo técnico e a participação dos setores produtivo e científico na construção de políticas eficazes para a defesa vegetal”, conclui a diretora Neiliane Sombra.