Fiscalização reforça monitoramento e controle da mosca-das-frutas em fazendas exportadoras
18 de agosto de 2025 - 20:21 #Exportação #MoscaDasFrutas #sanidadevegetal
Os auditores fiscais estaduais agropecuários da Adagri estiveram na última sexta-feira (15) nos municípios de Quixeré e Beberibe, onde acompanharam a inspeção do auditor fiscal e representante do Serviço de Inspeção de Saúde Animal e Vegetal dos Estados Unidos (APHIS) Melecio na fazendas da empresa Finobrasa.
Participaram da ação a supervisora regional da Adagri no Litoral Leste, Elenimar Bezerra, e os auditores da Adagri, Fabrício Lima, Renata Damasceno e Francisco Inácio. Eles acompanharam de perto todo o processo de fiscalização e dialogaram sobre os procedimentos adotados pela empresa para garantir o atendimento aos padrões fitossanitários exigidos.
Segundo Fabrício Lima, o objetivo foi verificar o monitoramento e controle da mosca-das-frutas (Ceratitis capitata), uma das pragas quarentenárias de maior relevância para mercados internacionais. “A inspeção faz parte das ações previstas no Plano de Trabalho Operacional para o Sistema de Mitigação de Risco referente à exportação de mangas frescas do Brasil para os Estados Unidos”, reforça o auditor fiscal.
“A Adagri reforça a importância do seu trabalho para o agronegócio cearense, promovendo a sanidade vegetal e assegurando que os produtos agrícolas do Estado possam conquistar e manter mercados exigentes, como o norte-americano. Atitudes como essa elevam a competitividade do setor produtivo cearense, fortalecendo a economia local e ampliando oportunidades para os produtores”, destaca a diretora de sanidade vegetal da Agência, Neiline Sombra.
Adagri Em Sua Defesa!