Adagri recebe comenda Sistema Campo Limpo durante a Expofruit 2025

25 de agosto de 2025 - 09:49 # # #

Na última quinta-feira (21) a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), representada pelo gerente de fiscalização e Insumos Agrícolas, Dimas Olveira, recebeu a comenda de honra Sistema Campo Limpo, pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias – (Inpev), pelos relevantes trabalhos realizados Agência no que diz respeito ao uso correto de agrotóxicos no campo e a parceria durante o calendário dos Recebimentos Itinerantes (RI).

A honraria foi concedida pela coordenadora institucional da Região 06 do Inpev, Ana Telma Maia, e pelo coordenador de centrais, Antônio Gomes Batista. O Sistema Campo Limpo integra todos os Setores que possuem ligação com agrotóxicos e é responsável por dá a destinação correta das embalagens vazias. “O ciclo do uso de agrotóxicos só é encerrado quando as embalagens recebem a destinação final correta”, ressalta Dimas Oliveira.

A solenidade de entrega da comenda aconteceu durante a Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada (Expofruit), realizada em Mossoró, no Rio Grande do Norte, durante os dias 20 a 22 deste mês. O Evento acontece a cada dois anos e tem o intuito de promover a fruticultura nos senários nacional e internacional.

A programação da Feira contou também com participação da Adagri. Além do gerente, os auditores-fiscais estaduais agropecuários, Fabrício Ferreira e Renata Damasceno, que apresentaram, na modalidade de pôster, o processo de manutenção e ampliação da Área Livre da Praga Anastrepha grandis, no território cearense. “O reconhecimento oficial de Área Livre permite a ampliação de áreas de produção de cucurbitáceas destinadas à exportação para Países mais exigentes, impactando positivamente na balança comercial e na geração de emprego e renda”, explica a Diretora de Sanidade Vegetal da Adagri, Neiliane Sombra.

Na ocasião, os profissionais da Agência também realizaram uma visita técnica a Central de Recebimento de embalagens de Mossoró, administrada pelo INPEV, para onde são levadas todas as embalagens vazias de agrotóxicos dos estados do Ceará e Rio Grande do Norte, para triagem final, prensagem e envio para processamento.

O presidente da Adagri, Elmo Aguiar, destaca que as “ações em parceria e as ações de Educação Sanitária, com o fito de potencializar a devolução das embalagens de agrotóxicos são fundamentais para a redução de possíveis impactos ao ambiente e a saúde humana”.

 

Adagri Em Sua Defesa!