Representantes dos Órgãos de Defesa Agropecuária Estaduais discutem Rastreabilidade e Influenza Aviária durante reunião do Fonesa Nacional
8 de setembro de 2025 - 11:16 #fonesa #IAAP #Rastreabilidade
Na última quarta-feira (03) o presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará )Adagri, Elmo Aguiar, esteve presente na reunião do Fonesa Nacional (Fórum Nacional dos Executores da Sanidade Agropecuária), que aconteceu durante a 48ª edição da Expointer 2025, em Esteio, no Rio Grande do Sul.
O evento se estendeu até a quinta-feira (04), com foco nas discussões sobre o Plano Nacional de Identificação Individual de Bovinos e Búfalos (PNIB) e os casos de Influenza Aviária de Alta Patogencidade (IAAP) ocorridos recentemente no País. O Programa Nacional de Bioinsumos também foi tema do encontro.
A rastreabilidade de bovinos e bubalinos é um sistema que permite acompanhar o histórico, a localização ou a trajetória de um item por meio de identificações registradas. Segundo o Ministério da Agropecuária e Pecuária (Mapa), já vem sendo trabalhado a elaboração do plano estratégico para implementar a política pública de rastreabilidade individual desses animais, conforme foi detalhado no encontro.
Na ocasião também foram apresentadas as ações e estratégias na contenção do foco de IAAP em avicultura comercial ocorrido em Montenegro-RS, decretada em 15 de maio de 2025, assim como os focos de IAAP em aves de subsistência detectados nos estados do Goiás, São Paulo e Santa Catarina.
Além do Ceará participaram da reunião, representantes de mais 17 estados brasileiros. “Estamos saindo com subsídios para atualizar nossa equipe técnica e também os produtores cearenses com os dados e as experiências no que diz respeito aos temas mais atuais que permeiam o agronegócio no Brasil”, destaca Elmo Aguiar. A assessora da presidência, Janine Gadelha, acompanhou o presidente no encontro.