Evento global discute as ações e desafios para conter a Influenza Aviária de Alta Patogenicidade

11 de setembro de 2025 - 18:19 # # #

  

Entre os dias 9 a 11 a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), através do diretor de sanidade animal, Amorim Sobreira, e do auditor-fiscal, Hamilton Fernandes, ambos coordenadores do Programa Estadual de Sanidade Avícola da Adagri, participaram do evento “Enfrentando Juntos a Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP)”, em Foz do Iguaçu/PR.

Nesses três dias foram discutidos a Estratégia Global 2024–2033 para a Prevenção e o Controle da IAAP, elaborada no âmbito do marco global para o progressivo controle de doenças animais transfronteiriças, iniciativa conjunta da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

O evento contou com a participação de formuladores de políticas públicas, cientistas, especialistas técnicos, acadêmicos, representantes do setor privado e da indústria, organizações de produtores, organismos internacionais e profissionais das áreas de sanidade animal, agricultura, saúde pública e meio ambiente. “Foi um momento rico de discussão a fim de alinhar os procedimentos sanitários da Adagri com aqueles que são praticados pelo mundo, a fim de prevenir e controlar o avanço da Influenza em nosso território”, ressaltou o auditor-fiscal, Hamilton Fernandes.

As discussões, por meio dos grupos de trabalho, trataram de assuntos relacionados à identificação de casos, sensibilização da comunidade, biosseguridade e diminuição de riscos para a contaminação das aves, tanto domésticas, como silvestres.

Segundo Amorim sobreira, “o estado do Ceará está no caminho certo uma vez que as notificações que acontecem são verificadas e atendidas imediatamente e as propriedades comerciais estão cientes do seu papel na proteção dos seus planteis quanto à biosseguridade de suas criações”. “Precisamos avançar no programa de educação sanitária, principalmente naquelas criações de subsistência, concluiu o diretor.

Adagri Em Sua Defesa!